Brasileirão

Dez anos-luz de diferença

Outro nível

O Flamengo volta a conquistar o Brasileirão dez anos depois. E com anos-luz de diferença. Se em 2009 um improvável Rubro-Negro surpreendeu geral, agora foi campeão com uma seleção que, no fundo, já estava com as mãos na taça há muito tempo.
Alexandre Vidal/Flamengo
O Fla de 2009 estava seis pontos atrás do Palmeiras a seis rodadas do fim e só se tornou líder na penúltima partida. Em 2019, assumiu a ponta na 16ª. E de lá não saiu mais. Hoje são 13 pontos de folga. E faltam quatro jogos...
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Os Jorges Andrade e Jesus assumiram o Fla em meio de temporada. Andrade, porém, iniciou como interino e caiu na primeira crise. Tal cenário é impensável para o "Mister" -- há quem já o aponte como maior técnico da história rubro-negra.
REUTERS/Henry Romero
Muita gente não sabia, mas a história mostrou que Adriano Imperador, ainda que decisivo, estava em fim de carreira quando estrelou o Flamengo de 2009. Astro dez anos depois, Gabigol começa apenas agora a construir sua história a nível de seleção brasileira.
THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Arte/UOL
Arte/UOL

Podiam me dar o bicho por essa vitória, então. [Brincadeira à parte] Se não fosse hoje, o Flamengo venceria [o Brasileiro] na próxima rodada"

Renato Gaúcho,
após vitória do Grêmio que tirou do Palmeiras as chances de título e confirmou o Flamengo campeão
Divulgação/Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Briga por Libertadores

O Santos tirou a vice-liderança do Palmeiras -- ambos já se garantiram na fase de grupos da Libertadores. Também estão a caminho Grêmio e São Paulo -- esse último com a vaga herdada via título do Fla na Libertadores. Classificados às preliminares, estariam hoje Inter e Corinthians.
Marcello Zambrana/AGIF

Briga contra Z4

Na parte de baixo da tabela, o Botafogo respira após vencer o Corinthians. Cruzeiro e Ceará, que tropeçaram na rodada, se complicam e podem ser ultrapassados hoje (25) à noite pelo Fluminense, que tem confronto direto contra o CSA.
Marcello Zambrana/AGIF

Sinceramente, eu vou falar de alma lavada. Estou surpreso com esse comentário, (...) porque esse é um detalhe importante e não chegou até mim"

Abel Braga, técnico do Cruzeiro,
após Thiago Neves dizer que tem jogado com "várias dores"
Marcello Zambrana/Divulgação/Cruzeiro
Arte/UOL

Marinho (Santos)

Infernizou o cruzeirense Egídio do início ao fim do baile santista na Vila Belmiro. O atacante alvinegro fez um gol, acertou a trave de Fábio e ainda bateu falta venenosa cujo rebote resultaria no tento de Soteldo.
Ivan Storti/Santos

Leandro Barcia (Goiás)

O atacante uruguaio se destacou naquele que foi certamente um dos mais animados jogos da rodada. No melhor estilo garçom, Barcia deu assistência para três dos quatro gols esmeraldinos.
Heber Gomes/AGIF

B. Henrique (Flamengo)

É isso mesmo: o campeão Flamengo jogou, sim, pela 34ª rodada. Há uma semana e meia, em partida adiantada pela final da Libertadores, Bruno Henrique fez dois gols e se destacou num dos mais épicos duelos deste Brasileirão: 4 a 4 contra o Vasco.
RUDY TRINDADE/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Arte/UOL

Gómez (Palmeiras)

O zagueiro paraguaio deu carrinho imprudente na área e cometeu pênalti em Everton. Não bastasse a lambança que abriu caminho para a vitória gremista, Gómez ainda se machucou no lance e precisou ser substituído.
Marcello Zambrana/AGIF

V. Love (Corinthians)

Escalado como segundo atacante, Vagner Love pouco produziu seja como potencial garçom seja como possível centroavante. Errou dribles, passes, domínios e pouco finalizou.
Thiago Ribeiro/AGIF

Uendel (Internacional)

O lateral-esquerdo do Inter perdeu disputa de bola na origem do lance que terminaria no gol de empate de 2 a 2 do Fortaleza e passou a ser perseguido com vaias pela própria torcida colorada a cada vez que participava de alguma jogada.
Pedro H. Tesch/AGIF
Arte/UOL

Raio caiu 32 vezes!

Com resultados como Flamengo 4 x 4 Vasco, Goiás 4 x 3 Bahia e Santos 4 x 1 Cruzeiro, a 34ª rodada só perde em número de gols (32) para a 21ª e a primeira (ambas com 33). Cabe lembrar, porém, que CSA e Flu ainda jogam. Recorde à vista?
Thiago Ribeiro/AGIF

Fim da maldição?

Sete anos e meio depois, Diego Souza enfim balançou as redes de Cássio. Foi o primeiro gol do veterano sobre o goleiro desde a épica defesa que marcou o título corintiano da Libertadores de 2012. Internautas não perdoaram e falaram em "fim da maldição".
WALLACE TEIXEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Arte/UOL

Está acontecendo [técnicos brasileiros com ciúmes de Jesus] (...) Acaba fechando portas [entrada de treinadores estrangeiros no Brasil]"

Fábio Carille,
técnico demitido do Corinthians ao "Bola da Vez", da ESPN Brasil
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Os gols da 34ª rodada

Assista ao "caminhão de gols" da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pedro H. Tesch/AGIF
Publicado em 25 de novembro de 2019.
Reportagem: Lucas Faraldo
Edição: Giancarlo Giampietro