Topo

Brasileirão - 2019


Em jogo de sete gols, Goiás vence Bahia por 4 x 3 e sonha com G8

Do UOL, em São Paulo

24/11/2019 17h58

Em duelo direto por uma vaga no agora G8 do Brasileirão, o Goiás bateu o Bahia de forma avassaladora por 4 a 3 em partida válida pela 34ª rodada. O resultado colocou o time goiano na nona colocação do campeonato, ultrapassando o próprio Bahia.

O Goiás abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. Rafael Moura balançou as redes, mas o bandeirinha marcou que a bola tinha saído de campo no cruzamento de Leandro Barcia. Após análise do VAR, foi confirmado o gol. Três minutos depois, Leandro fez novo cruzamento, desta vez para Michael mandar no canto.

No segundo tempo, o que se viu foi uma troca franca de gols. O Bahia diminuiu com o Gilberto, mas depois o Goiás fez o terceiro com Gilberto dos Santos. Aos 34, João Pedro marcou um bonito gol da entrada da área, mas no minuto seguinte Marlone fez o quarto. Aos 46 do segundo tempo, Fernandão marcou o terceiro.

O Goiás agora soma 46 pontos, quatro atrás do Corinthians, que é o oitavo colocado com 50 pontos. O time paulista foi derrotado no Rio pelo Botafogo. Já o Bahia cai para décimo, com 44 pontos, mesma pontuação do Vasco, que já havia atuado nesta rodada com o jogo adiantado contra o campeão Flamengo.

Foi bem: Leandro Barcia

O atacante Leandro Barcia foi o grande garçom da partida no Serra Dourada, sendo responsável pelo passe em três dos quatro gols goianos. O uruguaio foi, de longe, o atleta que mais deu trabalho à defesa baiana.

Foi mal: Lucca e Guerra

A atuação do atacante não agradou o técnico Roger Machado. Após um primeiro tempo bem apagado, o treinador o tirou ainda no intervalo, para a entrada do meia Guerra. O Venezuelano também não teve uma boa tarde no Serra Dourada, recebeu um cartão amarelo com apenas cinco minutos em campo e ainda furou numa ótima chance de gol.

Goiás de volta às vitórias

Sem vencer há três jogos, o Goiás voltou a sentir o gosto da vitória e a sonhar com uma vaga na Libertadores, torneio que o time disputou uma única vez, em 2006. Estreando sua camisa 3 e com seu destaque Michael de volta após suspensão, o Goiás apertou o Bahia desde os primeiros minutos, quando abriu dois gols de vantagem. Conseguiu administrar bem a vantagem, que foi ampliada após o melhor momento do Bahia no jogo

Acabou o fôlego do Bahia?

Sensação no primeiro turno, o Bahia parece não conseguir manter o ritmo que chegou a fazê-lo brigar pela sexta colocação no campeonato. Hoje o time de Roger Machado completou oito jogos sem vencer. Porém, ao contrário do que se via nas últimas partidas, o Bahia manteve a energia para tentar diminuir a desvantagem, conseguindo marcar três gols no segundo tempo.

Cronologia do jogo

O festival de gols começou ainda com poucos minutos do primeiro tempo, quando Rafael Moura cabeceou para as redes. O gol só foi validado dois minutos depois por conta do bandeirinha ter visto uma suposta saída de bola na linha de fundo, mas que foi desmentido pelo VAR. Logo em seguida, foi a vez de Michael conseguir superar Douglas e ampliar a vantagem.

O primeiro tempo seguiu com o Goiás administrando o resultado. No intervalo, Roger Machado decidiu tirar um atacante e por mais um meia para ajudar na criação de jogadas. Determinado a diminuir, o Bahia marcou o seu primeiro gol com Gilberto batendo na saída de Tadeu após o contra ataque.

Outro Gilberto também conseguiu marcar o dele, poucos minutos depois. Após falta cobrada por Marcelo Hermes, o Gilberto do Goiás cabeceou para o terceiro gol alviverde.

Aos 34, João Pedro avançou livre e, da entrada da área, mandou rasteiro para mais um gol baiano. A resposta do Goiás veio no minuto seguinte, quando Marlone aproveitou a bola desviada para ampliar.

Quando já se imaginava que o placar estava definido, Fernandão apareceu para aproveitar a bola tocada por Gregore para fazer o terceiro gol. Porém, isso foi já aos 46 minutos do segundo tempo e, apesar de não desistir, o Bahia não conseguiu chegar ao empate.

FICHA TÉCNICA
Goiás 4 x 3 Bahia

Competição: Campeonato Brasileiro (34ª rodada)
Data: 24/11/2019
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia/GO
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (ambos de MG)
Árbitro de Vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Gols: Rafael Moura (aos 8') e Michael (aos 12') para o Goiás no primeiro tempo; Gilberto (15') para o Bahia, Gilberto (26') para o Goiás, João Pedro (34') para o Bahia, Marlone (35') para o Goiás e Fernandão (46') para o Bahia no segundo tempo

Cartões amarelos: João Pedro, Guerra e Gregore (Bahia); Michael e Rafael Moura (Goiás)

Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fabio Sanches, Rafael Vaz e Marcelo Hermes; Gilberto, Leo Sena e Thales (Marlone); Michael (Rafinha), Rafael Moura e Leandro Barcia (Kaio). Técnico: Ney Franco

Bahia: Douglas; João Pedro, Wanderson, Juninho e Moisés; Gregore, Ronaldo (Nino Paraíba) e Elber; Arthur Caike (Fernandão), Lucca (Guerra) e Gilberto. Técnico: Roger Machado

Errata: o texto foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o terceiro gol do Goiás foi marcado por Gilberto do Santos e não Marcelo Hermes. O erro foi corrigido.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.