Pela 1ª vez uma locutora vai gritar 'nota 10' na apuração do Carnaval de SP

A locutora Eloise Matos, 50, será a primeira mulher a dar voz às notas no Carnaval de São Paulo. Eloise vai substituir Antônio Pereira da Silva, o Zulu, que deixa a função após mais de três décadas.

O que aconteceu

Eloise vai substituir Zulu, a voz marcante responsável pela leitura das notas do Carnaval de São Paulo entre 1993 e 2023.

Eloise Matos foi convidada pela Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) para fazer a leitura das notas no lugar de Zulu. Aceitou o convite.

Ela será a primeira voz feminina a ocupar a função na história do Carnaval paulista.

Ao UOL, a locutora comemorou o convite e disse considerá-lo algo "transformador e simbólico" para o mundo do samba.

É algo muito transformador. Temos várias mulheres no mundo do Carnaval em si, inclusive presidentas [de escolas de samba], mas a gente sabe que esse universo é muito masculino, né? Então, ter essa abertura para uma mulher e uma voz feminina, poxa, é um desafio muito grande. Claro que a gente tem aquele frio na barriga, aquela expectativa para que tudo dê certo.
Eloise Matos, que também é locutora da rádio Transcontinental

Por ser a primeira voz feminina, sendo pioneira, eu acredito que isso vá abrir muitas portas para outras mulheres. Que outras mulheres venham a se destacar ainda mais no Carnaval. A gente fala sobre o trabalho da apuração, mas existem tantos outros segmentos dentro do Carnaval onde as mulheres podem atuar, e eu fico torcendo para que elas possam se destacar ainda mais

Eloise nasceu no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, é casada e tem uma filha. Ambos a apoiaram nessa sua nova fase.

A locutora possui mais de 30 anos de carreira no rádio FM. Paralelamente a isso, ela também apresentou shows ao lado de alguns dos maiores nomes do samba e deu voz a peças publicitárias em rádio e jingles.

Continua após a publicidade

Sobre a marca que deixará no Carnaval, ela resume: "A minha marca é a alegria. Sou uma pessoa muito alegre à frente do microfone. Gosto de me comunicar com as pessoas, obviamente. Então será um momento de alegria para trazermos ainda mais emoção neste momento de apuração do Carnaval de São Paulo. Pode crer que será um momento muito gostoso."

Jairo Roizen, gerente de comunicação da Liga-SP, disse ao UOL que considera Eloise Matos uma pessoa que conhece o Carnaval e com capacidade de realizar bem a função. "A gente chamou uma pessoa representativa para o samba, uma pessoa que conhece o Carnaval e as escolas de samba. Para Jairo, a estreia de Eloise é um recado importante.

Com certeza, a mudança é muito simbólica. E acho que simboliza como a Liga-SP é aberta, como o Carnaval, no geral, é aberto a todas as pessoas. Não existe distinção de cor, classe social... E assim deveria ser no mundo todo, e não só no dia de Carnaval. A mudança pode ser talvez um recado. Representa que a gente precisa, finalmente, dar a atenção para esse tema.
Jairo Roizen, gerente de comunicação da Liga-SP

Deixe seu comentário

Só para assinantes