7 BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM: Suga colesterol, afasta risco de lesões e ajuda a emagrecer

Por Samantha Cerquetani

A pasta de amendoim é produzida a partir do amendoim torrado seco e moído, além de óleos e outros ingredientes que acrescentam sabor e textura.

iStock

Ela é bastante consumida nos Estados Unidos, mas sua versão sem açúcar e conservantes tornou-se popular para os brasileiros ao ser uma alternativa para os doces.

Getty Images

É comum muitas pessoas terem receio de consumir o alimento por ser bastante calórico, mas a pasta de amendoim possui gorduras saudáveis para o organismo.

iStock

Além de conter minerais como magnésio, ferro e zinco, bem como antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteína.

Getty Images/iStockphoto

Ela é uma fonte de energia bastante equilibrada e que fornece carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Uma colher de sopa (30 g) contém cerca de 163 kcal.

Pinkybird/Getty Images

Seu consumo ajuda quem malha e quer perder peso, além de prevenir doenças. Veja mais benefícios a seguir.

iStock

1. É indicada para quem pratica exercícios: por ser rica em potássio e magnésio, favorece as contrações musculares, previne as câimbras, reduz o risco de lesões e a fadiga muscular.

iStock

2. Faz bem para os ossos: por conter magnésio, a pasta de amendoim ajuda a melhorar a saúde óssea.

Moyo Studio/IStock

3. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: isso ocorre devido ao fato dela ser rica em vitamina E, B6 e antioxidantes.

iStock

4. Afasta risco de diabetes: isso ocorre porque o alimento é fonte de ômega 9 e fibras. Por isso, junto com uma dieta equilibrada, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2.

iStock

5. Contribui com o emagrecimento: apesar de bastante calórica, a pasta de amendoim é composta de ácido oleico, que ajuda na queima da gordura localizada.

iStock

6. Protege contra Alzheimer: o amendoim é um dos alimentos mais ricos em niacina, que pode reduzir em até 70% a possibilidade da doença, de acordo com um estudo.

iStock

7. Afasta doenças cardíacas: a pasta de amendoim possui um ácido graxo monoinsaturado, por isso, contribui para controlar o colesterol ruim do organismo.

iStock

Riscos e contraindicações

iStock

A pasta de amendoim é considerada um alimento seguro, mas dependendo da procedência o amendoim pode conter uma substância chamada aflatoxina, que é tóxica.

iStock

Também possui alto potencial alergênico, o que causa urticárias ou diarreias. Por isso, é importante investir em produtos de boa procedência para minimizar os riscos.

Getty Images
Publicado em 10 de novembro de 2023.