Pêssegos apresentam substâncias antioxidantes, vitaminas A e C e também são fontes de alguns minerais como cálcio, ferro e magnésio.
É uma fruta pouco calórica --há cerca de 39 kcal em 100 g. Por isso, é uma boa opção para os lanches intermediários entre as refeições. Veja a seguir 9 benefícios do pêssego à saúde!
Funcionamento Intestinal: O pêssego, rico em água e fibras, contribui para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.
Melhora da Imunidade: O consumo regular de pêssegos, ricos em vitamina C, fortalece a imunidade, auxiliando na defesa contra doenças como resfriados.
Benefícios para a Visão: A presença de vitamina A no pêssego contribui para uma visão saudável e retarda o envelhecimento da retina.
Saúde da Pele: Antioxidantes, beta-caroteno e vitaminas A e C no pêssego promovem uma pele saudável, protegendo contra danos solares e prevenindo o envelhecimento precoce.
Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Rico em potássio e polifenóis antioxidantes, o pêssego ajuda a manter a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Aumento da Saciedade: Com suas fibras e textura que exigem mastigação, o pêssego contribui para a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso.
Indicado para Diabetes: Com baixa caloria, antioxidantes e fibras, o pêssego é uma opção saudável para quem tem diabetes, ajudando a controlar a glicemia.
Benefícios para Gestantes: Rico em ácido fólico, o pêssego é crucial durante a gestação, auxiliando na formação do sistema nervoso do bebê e contribuindo para o funcionamento intestinal.
Ação Anti-inflamatória: Com compostos bioativos como carotenoides, o pêssego possui ação anti-inflamatória, reduzindo o risco de doenças crônicas.
Possível Prevenção do Câncer: Estudos indicam que substâncias como os polifenóis no pêssego podem inibir o crescimento de células cancerosas, especialmente em câncer de mama.
Formas de Consumo Recomendadas: In natura, com casca, para aumentar a ingestão de nutrientes. Pode ser consumido em diversas receitas, como tortas, bolos, sucos, e sorvetes.
Para mais informações de saúde como essa, acesse VivaBem.