Retira colesterol do sangue, equilibra pressão e aumenta imunidade: os benefícios do kiwi à saúde

Por Cecilia Felippe Nery

Fruto oval, aveludado e marrom, originário da China, com casca fina, polpa verde, sabor doce e ácido. Mantém coloração verde mesmo quando maduro.

iStock

Rico em vitaminas C, E, K, complexo B, e minerais como cálcio, cobre, manganês, fósforo, ferro, potássio e zinco. Baixo teor calórico (50 kcal por 100 g).

iStock

Atua como alimento cardioprotetor, sendo livre de colesterol e ajudando na redução do nível de gordura no sangue, contribuindo para a saúde do coração.

iStock

Com 85% de água, o kiwi auxilia na hidratação corporal e estimula o bom funcionamento intestinal, graças à alta quantidade de fibras solúveis.

iStock

Rico em vitaminas e minerais, o kiwi tem ação anti-inflamatória, prevenindo doenças crônicas e fortalecendo o sistema imunológico.

iStock

A combinação de vitaminas A e E no kiwi pode diminuir riscos de doenças circulatórias, incluindo as coronárias.

iStock

Elementos minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio contribuem para equilibrar a pressão arterial, reduzindo triglicérides. Estudo indica melhorias em fumantes.

iStock

Rico em fibras, facilita a digestão, combatendo a prisão de ventre. Pode ser aliado no controle de peso devido ao alto teor de minerais e baixa caloria.

iStock

Rica em polissacarídeos, o kiwi ajuda na regeneração e divisão celular, além de conter colágeno, benéfico para a saúde e elasticidade da pele.

iStock

Rico em luteína, o kiwi protege contra raios ultravioleta, evitando presbiopia e problemas visuais decorrentes da exposição à luz prejudicial.

iStock

Elevada concentração de vitamina C, magnésio e vitamina K contribuem para a densidade óssea, preservando a força dos ossos.

iStock

Efeitos antioxidantes interferem no nível de estresse, podendo estimular o bom humor, revelando melhora em estudo com adultos.

iStock

Associado a uma dieta rica em ferro, o kiwi pode ser essencial no tratamento contra a anemia, estabilizando os índices de ferro.

iStock

Pode ser consumido in natura ou combinado com outros alimentos, em sucos, sorvetes, bolos, caldas, geleias. Consumo com casca é possível, retirando os pelinhos.

Divulgação

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 11 de março de 2024.

Veja Também