Reduz acne, elimina toxinas e rejuvenesce: os benefícios da linhaça à pele

Por Renata Turbiani

Consumida por mais de uma década, a linhaça é considerada um superalimento com diversos benefícios para a saúde.

iStock

A linhaça, rica em ácidos graxos ômegas 3, possui propriedades anti-inflamatórias que contribuem para a redução de espinhas e acnes.

iStock

Os ômegas 3 na linhaça são antioxidantes, combatendo os radicais livres e contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce.

iStock

A linhaça é rica em fibras solúveis e insolúveis, promovendo o bom funcionamento intestinal e ajudando na eliminação de toxinas, beneficiando a pele.

iStock

Estudos comprovam que os ômegas 3 e 6 presentes na linhaça ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

iStock

Apesar dos benefícios, a ingestão regular da linhaça não substitui tratamentos para controle de colesterol ou acne; deve ser parte de uma dieta equilibrada.

Divulgação

Existem dois tipos principais, marrom e dourada, com pouca diferença nutricional. A marrom pode ter uma concentração ligeiramente maior de ômegas 3 e 6.

iStock

A linhaça in natura, rica em nutrientes, deve ser triturada ou moída antes do consumo. Recomenda-se guardar em pote escuro e refrigerado para evitar oxidação.

Thinkstock

O óleo de linhaça extravirgem, prensado a frio, é uma opção saudável, mas não deve ser aquecido e não contém as fibras da semente.

Getty Images

Fácil de incluir na rotina, a linhaça pode ser usada em massas, bolos, iogurtes, saladas, sopas, entre outros pratos do dia a dia.

Léo Avesani

Não há um consenso sobre a quantidade diária ideal. Consultar um médico ou nutricionista é recomendado para determinar a porção adequada.

iStock

Para mais informações e dicas de saúde como essa, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 13 de dezembro de 2023.