Amplia sensibilidade à insulina, controla glicemia e fortalece coração: os benefícios da aveia à saúde

Por Samantha Cerquetani

A aveia é um cereal nutritivo, consumido principalmente no café da manhã, e é encontrada em diferentes formas como farelo, flocos e farinha.

iStock

Uma colher de sopa de aveia em flocos contém 53 kcal e é rica em fibras, minerais (ferro, cálcio, magnésio), vitaminas, carboidratos e proteínas.

iStock

Efeito na saciedade: Apesar de ser um carboidrato, a aveia tem baixo índice glicêmico, proporcionando maior saciedade e auxiliando na perda de peso.

iStock

Betaglucana e saciedade: A betaglucana, uma fibra presente na aveia, aumenta a viscosidade do bolo alimentar, prolongando a sensação de saciedade e ajudando no controle de peso.

iStock

Redução da pressão arterial: A aveia contém antioxidantes e fibras que ajudam a diminuir a pressão arterial, melhorando o fluxo nas artérias.

iStock

Redução do colesterol: A betaglucana também contribui para a redução do colesterol LDL, considerado ruim, ao inibir sua absorção e produção pelo organismo.

iStock

Controle do açúcar no sangue: A aveia tem baixo índice glicêmico e suas fibras ajudam a controlar o açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina.

iStock

Melhora da digestão: Consumir aveia regularmente melhora a digestão e combate a prisão de ventre, graças ao seu alto teor de fibras.

iStock

Saúde cardíaca: A aveia ajuda a prevenir doenças cardíacas, como infartos, ao controlar a pressão arterial e reduzir o colesterol ruim.

iStock

Energia e disposição: A aveia é uma boa fonte de energia e, por liberar energia lentamente, é recomendada antes de atividades físicas.

Getty Images

Benefícios para gestantes: A aveia é indicada para gestantes por ser nutritiva e ajudar a prevenir constipação e diabetes gestacional.

iStock

Riscos e contraindicações: O consumo excessivo de aveia pode causar gases e problemas intestinais, além de possíveis contaminações com glúten, afetando celíacos e pessoas com síndrome do intestino irritável.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 26 de agosto de 2024.

Veja Também