A catalonha é uma hortaliça da família das asteraceae, com folhas verdes-escuras e sabor amargo, relacionada ao dente-de-leão, alface, chicória e almeirão.
Originária da Europa e Ásia, foi usada por romanos, gregos e egípcios para melhorar o metabolismo e a digestão.
Composição nutricional: A catalonha é rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, fósforo, potássio e ferro. Em 100g de catalonha refogada contém 63 kcal, 3,65 g de fibras, e 850 mcg de vitamina A.
Benefícios circulatórios: O potássio presente na catalonha ajuda a regular a pressão arterial e reduzir o risco de AVC em até 24%.
Prevenção de câimbras: O cálcio presente na hortaliça auxilia na contração muscular, prevenindo câimbras e contribuindo para a saúde nervosa.
Fortalecimento ósseo: A catalonha, rica em cálcio, fortalece ossos e dentes, prevenindo osteoporose.
Saúde intestinal: Contém inulina, uma fibra prebiótica que melhora o trânsito intestinal, previne constipação e fortalece a imunidade.
Prevenção de aterosclerose: A inulina também reduz a absorção de gorduras, prevenindo o acúmulo de colesterol nas artérias e diminuindo o risco de aterosclerose.
Poder antioxidante e anti-inflamatório: A catalonha tem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e protege o fígado.
Saúde da pele e anemia: A vitamina A promove renovação celular e combate o envelhecimento da pele, enquanto o ferro previne anemia.
Para mais informações, acesse VivaBem.