Equilibra açúcar no sangue, aumenta energia e fortalece imunidade: os benefícios da mandioca à saúde

Por Samantha Cerquetani

A mandioca é um alimento nativo da América do Sul, onde é cultivado desde a antiguidade.

Daniel Dan/Pexels

Cozida, contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos.

Ribeiro Rocha/Getty Images/iStockphoto

A seguir, veja mais benefícios desse alimento:

Getty Images/iStockphoto

1. A mandioca cozida é uma fonte de amido resistente, que alimenta as bactérias benéficas da flora intestinal e melhora o funcionamento do intestino.

Getty Images/iStockphoto

2. O potássio ajuda a aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias. As fibras, por sua vez, ajudam a reduzir os níveis de colesterol, favorecendo a saúde cardiovascular.

Getty Images/iStockphoto

3. Por ser rica em polifenóis e saponinos, substâncias que têm ação anti-inflamatória e analgésica, seu consumo ajuda a combater a artrite e aliviar seus sintomas.

iStock

4. Faz bem para quem tem diabetes devido ao alto teor de amido resistente, já que a digestão do amido resistente libera glicose de forma gradual, evitando picos de açúcar no sangue.

Xavier Bartaburu/Mongabay

5. Com 125 calorias em 100 g (considerando a versão cozida), a mandioca é uma excelente fonte de energia. Por isso, contribui para a prática de atividades físicas de alta intensidade.

iStock

6. A mandioca é uma boa fonte de vitamina C, que apresenta diversos benefícios ao organismo, entre eles fortalecer o sistema imunológico.

iStock

7. O consumo de mandioca eleva os níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar.

Getty Images/iStockphoto

8. A mandioca é benéfica para a pele, pois é um alimento rico em polifenóis, principalmente o resveratrol. Este componente combate os radicais livres que causam danos celulares.

Daniel Dan/Pexels

9. O consumo, desde que moderado, durante a gravidez também é benéfico. A presença dos folatos auxilia na formação do tubo neural do feto.

Ribeiro Rocha/Getty Images/iStockphoto

A principal recomendação é jamais consumi-la crua, pois pode gerar intoxicação por cianeto e causar sintomas como vômito, enjoo, dores de estômago e de cabeça.

Getty Images/iStockphoto

É um alimento sem riscos à saúde, com poucos casos de alergia. Porém, o consumo excessivo é contraindicado em caso de dietas de redução de peso por ser um alimento calórico.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 06 de março de 2024.

Veja Também