Elimina sódio, melhora sono e reduz ansiedade: os benefícios da banana à saúde

Por Samantha Cerquetani

A banana é uma fruta popular no Brasil, encontrada facilmente em todo o país, com origem asiática e bem adaptada ao clima brasileiro.

iStock

Existem vários tipos de bananas, variando em tamanho, cor (verde a amarelo) e sabor, todas nutritivas e ricas em fibras, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas.

Eduardo Knapp/Folhapress

Fácil de consumir in natura, basta descascar. O brasileiro consome, em média, 25 kg de banana por ano.

Lotte Löhr / Unsplash

Consumo moderado é saudável, mas excesso pode contribuir para ganho de peso. Comer 1-2 bananas por dia é recomendado, evitando mais de 3 unidades.

Getty Images

Saúde Cardiovascular: Bananas possuem potássio, que equilibra água nas células, elimina sódio, reduz hipertensão e riscos de AVC e infartos.

iStock

Sistema Digestivo: Contêm flavonoides e amido resistente, que protegem a mucosa gástrica e melhoram o trânsito intestinal. Bananas ajudam a repor potássio perdido em diarreias e vômitos.

iStock

Sensação de Saciedade: Fibras na banana retardam o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e ajudando na perda de peso.

iStock

Melhora do Humor: Contêm triptofano, que sintetiza serotonina (hormônio da felicidade), além de vitamina B6 e magnésio, que melhoram o sono e reduzem a ansiedade.

iStock

Redução de Câimbras: Ricas em potássio, ajudam a prevenir câimbras e dores musculares, especialmente se consumidas antes de atividades físicas.

iStock

Benefícios para a Visão: Contêm vitamina A, que melhora a visão noturna e protege contra degeneração macular.

iStock

Prevenção da Leucemia: Pesquisas sugerem que bananas podem prevenir leucemia devido à lectina, embora estudos em humanos ainda sejam necessários.

iStock

Consumo moderado é seguro, mas pessoas com doenças renais ou diabetes devem ter cautela devido ao potássio e frutose. Consulte um médico para orientação.

iStock

Bananas podem ser consumidas in natura ou em receitas como bolos, tortas, farofas, omeletes, quiches, sorvetes, geleias e sobremesas como banana split e bananada.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 17 de junho de 2024.