ELIMINA LÍQUIDO, DESINCHA e REDUZ RUGAS: os BENEFÍCIOS da JABUTICABA à saúde

Por Thais Szego

O tamanho da jabuticaba é inversamente proporcional ao da lista de ganhos que ela oferece ao organismo.

iStock

Regulação do Intestino: A jabuticaba, rica em fibras (aproximadamente 2,3g em 100g), auxilia na regulação intestinal, mas é importante ingeri-la com água para evitar efeitos contrários como inchaço e constipação.

iStock

Redução do Colesterol: As fibras presentes na jabuticaba reduzem a absorção de colesterol "ruim" e favorecem sua eliminação, contribuindo para a saúde cardiovascular.

iStock

Controle de Peso: Com poucas calorias (58 em 100g), muitas fibras e antocianina, a jabuticaba promove saciedade, influenciando na formação de gordura e na modulação hormonal.

iStock

Prevenção do Envelhecimento Precoce: Os compostos fenólicos na jabuticaba conferem ação antioxidante, combatendo radicais livres e prevenindo flacidez e rugas na pele.

iStock

Redução do Risco de Câncer: A ação antioxidante dos compostos fenólicos protege contra o desenvolvimento de tumores, impedindo danos ao DNA celular.

iStock

Prevenção do Alzheimer: Os antioxidantes presentes na jabuticaba têm a capacidade de prevenir doenças neurodegenerativas, incluindo o Alzheimer.

iStock

Regulação da Pressão: O potássio na jabuticaba relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e contribuindo para a prevenção da hipertensão.

iStock

Proteção Cardíaca: Além de combater a hipertensão, a jabuticaba, com sua ação antioxidante, protege contra problemas cardíacos.

iStock

Fortalecimento do Sistema Imunológico: Rica em vitamina C, a jabuticaba aumenta a eficiência do sistema imunológico, sendo antioxidante e essencial para a produção de colágeno.

iStock

Prevenção do Acúmulo de Gordura no Fígado: Estudos indicam que a casca da jabuticaba combate esteatose hepática, ajudando a prevenir diabetes, mas diabéticos devem consultar seus médicos antes de consumi-la.

iStock

Prevenção da Anemia: A jabuticaba fornece uma boa dose de ferro, essencial para o transporte de oxigênio no corpo, contribuindo para prevenir a anemia.

iStock

Variedade de Consumo: Além de in natura, a jabuticaba é utilizada em sucos, geleias, licores, molhos e até na produção de farinha, proporcionando coloração e sabor a pães, biscoitos e vitaminas.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 07 de fevereiro de 2024.