Desincha, elimina líquidos e emagrece: os benefícios do abacaxi à saúde

Por Samantha Cerquetani

O abacaxi é rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio, potássio e contém a importante bromelina.

iStock

Uma porção de 100g de abacaxi possui cerca de 50 calorias e é uma boa fonte de fibras, contribuindo com 4% das necessidades diárias desse nutriente.

Nani Mantovani

Bromelina e Melhoria da Digestão: A bromelina auxilia na digestão, aumentando os efeitos das enzimas tripsina e pepsina, sendo benéfica para pacientes com insuficiência pancreática.

iStock

Fortalecimento da Imunidade: As vitaminas, minerais e a bromelina presentes no abacaxi aumentam a imunidade, reduzindo o risco de infecções em estudos com crianças.

iStock

Alívio de Sintomas de Artrite: A bromelina, com propriedades anti-inflamatórias, oferece alívio para dores e inchaços causados pela artrite, segundo pesquisas.

iStock

Recuperação Muscular Pós-Exercício: A bromelina acelera a recuperação do tecido muscular após exercícios intensos, reduzindo a inflamação ao redor dos músculos.

iStock

Propriedades Diuréticas para Emagrecimento: Considerado diurético, o abacaxi auxilia na eliminação de líquidos e toxinas, contribuindo para a perda de peso.

iStock

Proteção Cardiovascular: Fibras, potássio e vitamina C ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim, prevenindo problemas cardíacos.

iStock

Ação Antioxidante e Antienvelhecimento: A vitamina A combate o envelhecimento, neutralizando radicais livres, contribuindo para a saúde da pele e das células.

iStock

Prevenção de Gripes e Resfriados: A vitamina C, associada à bromelina, fortalece o sistema imunológico e facilita a expectoração, prevenindo infecções respiratórias.

iStock

Promoção da Saúde Ocular: Altos índices de betacaroteno e vitamina A no abacaxi estão relacionados à prevenção da degeneração macular.

iStock

Estudo sobre Redução de Risco de Câncer: Pesquisas sugerem que compostos do abacaxi podem reduzir o risco de câncer, associado à bromelina, mas mais estudos são necessários.

iStock

Estudos exploram o potencial cicatrizante do abacaxi, especialmente devido à bromelina, em feridas.

iStock

O consumo deve ser moderado para evitar lesões orais e, em casos de problemas gástricos, a moderação é aconselhada.

iStock

Para mais informações e dicas de saúde como essa, acesse VivaBem.

Red Helga/Getty Images
Publicado em 18 de dezembro de 2023.