Controla colesterol no sangue, elimina líquido e hidrata: os benefícios da melancia à saúde

Por Samantha Cerquetani

Com uma polpa bastante suculenta, a melancia é rica em água, fonte de carboidratos e possui vitaminas importantes para o organismo como C e A.

iStock

Conta com sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além do sabor e ajudar na hidratação corporal, a melancia também contém poucas calorias.

iStock

Veja, a seguir, detalhes dos benefícios da fruta:

iStock/VivaBem

1. Hidrata o corpo

A melancia é um alimento que ajuda a manter o corpo hidratado, pois é composta por cerca de 90% de água. A hidratação em dia é importante para prevenir infecções e manter os órgãos funcionando.
iStock

2. Protege o coração

A fruta contém magnésio e potássio, que são minerais que reduzem a pressão arterial. A melancia também contém citrulina, um aminoácido que ajuda a expandir os vasos sanguíneos.
iStock
A presença do licopeno contribui para controlar o colesterol "ruim" do organismo. Essas condições estão associadas a fatores de riscos das doenças cardiovasculares.
iStock

3. Melhora a imunidade

Por ser rica em vitaminas ? principalmente a C ? e sais minerais, ela reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade.
Getty Images

4. Faz bem para a visão

Evita doenças como catarata e degeneração macular. Isso porque o alimento contém substâncias antioxidantes como beta-caroteno, luteína e zeaxantina.
jacoblund/Getty Images/iStockphoto

5. Melhora a digestão

O organismo digere facilmente a melancia, pois, além de ser composta por bastante água, as fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.
iStock

6. Contribui com o cérebro

A presença do fósforo, juntamente com vitaminas do complexo B, tem ação importante relacionada à proteção neurocerebral.
Getty Images

7. Propriedades diuréticas

Com sua elevada quantidade de água, a melancia aumenta a produção de urina, por isso possui um efeito diurético. Isso é benéfico para quem sofre de retenção hídrica e cálculos renais.
Getty Images

A fruta é considerada um alimento seguro. Ela é conhecida por ter alto índice glicêmico (IG), mas sua carga glicêmica (CG) é pequena.

iStock

Pessoas com diabetes devem consumir de forma mais moderada e conversar sobre essas quantidades com um nutricionista.

iStock
Publicado em 23 de abril de 2024.

Veja Também