BENEFÍCIOS DA TAPIOCA para SAÚDE: É vantagem trocar o pão pela tapioca?

Por Samantha Cerquetani

A tapioca é um alimento típico brasileiro, versátil e parte da rotina alimentar para energia e sabor.

iStock

Extraída da raiz de mandioca, a tapioca consiste em carboidratos simples, com baixa proteína, fibras e nutrientes, sem comprovação científica de benefícios.

Getty Images/iStockphoto

Trocar o pão francês por tapioca nem sempre é vantajoso; ambas têm quantidades similares de calorias, mas o pão possui menor índice glicêmico.

iStock

A tapioca tem cerca de 230 calorias a cada 100g, enquanto o pão francês possui aproximadamente 300 calorias, mas o índice glicêmico deve ser considerado.

Divulgação

O pão francês possui mais ferro, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e B3 em comparação com a tapioca.

Keiny Andrade/UOL

Vantagens da Tapioca: Menos sódio e gordura, adequada para pessoas celíacas e alérgicas ao trigo, mas escolha de recheios é crucial.

Getty Images/iStockphoto

Especialistas listam vantagens da tapioca como melhora na digestão, contribuição para ossos mais fortes e aumento de energia devido aos carboidratos.

iStock

Riscos à Saúde: Consumo excessivo pode levar ao ganho de peso; pessoas com constipação intestinal crônica ou alergia à mandioca devem evitar.

iStock

Pessoas com diabetes devem monitorar a quantidade de goma ou farinha e escolher recheios adequados.

iStock

Incluir fibras e proteínas nos recheios é essencial para tornar a tapioca mais saudável.

Divulgação

Evite recheios calóricos e vazios; sugerem-se ingredientes como linhaça, gergelim, aveia, chia, vegetais, legumes, queijo branco, atum e frutas.

iStock

Alternativa Saudável: Crepioca, uma mistura de goma para tapioca com ovo, é apresentada como opção equilibrada em macronutrientes.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 04 de janeiro de 2024.