Aumenta anticorpos, combate insônia e melhora raciocínio: os benefícios da acelga à saúde

Por Alexandre Raith

Presente na culinária oriental e em países europeus, a acelga destaca-se por seu baixo teor calórico e alto valor nutricional.

iStock

Com apenas cerca de 20 kcal em 100 g, a acelga é rica em vitaminas C e K, minerais como magnésio e potássio, além de conter ferro, cálcio, fibras e proteínas.

iStock

Benefícios para a Saúde Cardiovascular: A vitamina K presente na acelga inibe a calcificação vascular, previne a formação de placas nas artérias e favorece funções neuromusculares, contribuindo para a saúde do coração.

iStock

Saúde da Circulação e Bebês Prematuros: A vitamina K contribui para a circulação sanguínea, prevenindo hemorragias em bebês prematuros, fortalecendo a saúde circulatória.

Reprodução/saude.ms.gov.br

Densidade Óssea e Formação de Colágeno: Estimula a fixação de cálcio nos ossos, essencial para a formação de fibras de colágeno, graças às vitaminas C e K, e proteínas presentes na acelga.

iStock

Visão, Pele e Combate ao Envelhecimento: A vitamina A na acelga contribui para uma visão e pele saudáveis, enquanto a vitamina C e o ferro combatem o envelhecimento precoce, estimulando a produção de colágeno.

iStock

Fortalecimento do Sistema Imunológico: Com vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas, a acelga fortalece o sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos e anticorpos.

iStock

Prevenção da Anemia: A vitamina C na acelga potencializa a absorção de ferro, prevenindo a anemia, melhorando o raciocínio e combatendo o desânimo.

iStock

Sono, Digestão e Trânsito Intestinal: O magnésio na acelga contribui para a qualidade do sono, estimulando o trânsito intestinal com a ajuda das fibras, aliviando a constipação.

iStock

Controle de Açúcar e Gordura: Indicada para quem tem diabetes ou colesterol alto, a acelga, com magnésio e fibras, ajuda a reduzir os níveis de glicose e gordura no sangue.

iStock

Estímulo à Memória e Aprendizado: A presença de ferro na acelga regula neurotransmissores cerebrais, facilitando o aprendizado e contribuindo para o bom funcionamento da memória.

iStock

Pessoas que fazem uso de anticoagulantes devem controlar o consumo devido à alta concentração de vitamina K. Pacientes com diverticulite devem monitorar o consumo de fibras. O ácido oxálico na acelga pode interferir na absorção de minerais e formar cristais nos rins.

iStock

Recomenda-se consumir uma porção diária de hortaliças, sendo a acelga uma opção nutritiva, desde que ajustada às necessidades individuais e condições de saúde.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 16 de fevereiro de 2024.

Veja Também