Arranca açúcar do sangue, extrai colesterol e reduz risco de câncer: os 9 benefícios do tomate para a saúde

Por Samantha Cerquetani

O tomate, fruto do tomateiro, é nativo da América do Sul e pertence à família das Solanáceas, incluindo variedades como carmem, italiano e cereja.

Getty Images

Rico em vitaminas A, B, C, K e minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro, o tomate destaca-se pela presença do licopeno, um carotenoide com ação antioxidante.

Photographer/Getty Images/iStockphoto

Considerado funcional, o tomate desempenha papel crucial na prevenção e tratamento de doenças devido aos benefícios do licopeno. Veja a seguir 9 benefícios!

Getty Images/iStockphoto

Estudos associam o consumo de tomate, especialmente cozido, à redução da incidência de câncer de próstata devido ao papel protetor do licopeno e à inibição da angiogênese.

Peakstock / Shutterstock.com

O licopeno contribui para a redução do colesterol ruim e do estresse oxidativo, sendo benéfico para a saúde do coração.

iStock

O consumo de carotenoides, como o licopeno, protege a pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta, melhorando a textura e minimizando problemas como acne.

iStock

Rico em vitamina A, o tomate beneficia a saúde ocular, enquanto a presença de luteína, zeaxantina e licopeno ajuda a combater os radicais livres prejudiciais à visão.

iStock

O potássio presente no tomate contribui para a vasodilatação, auxiliando na redução da pressão arterial e promovendo a saúde cardiovascular.

iStock

O tomate é fonte de cromo, facilitando a ação da insulina e ajudando na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

iStock

Rico em vitaminas A, C, do complexo B, potássio e ácido fólico, o tomate oferece suporte à gestante, auxiliando na pressão arterial e prevenindo complicações.

iStock

O tomate, rico em água e fibras, pode ter propriedades laxativas, contribuindo para regularizar o funcionamento intestinal.

iStock

Estudos indicam que o suco de tomate pode aliviar sintomas como ansiedade e melhorar a frequência cardíaca em mulheres na menopausa.

iStock

Versátil, o tomate é utilizado em receitas doces e salgadas, saladas, sucos e molhos, sendo essencial uma higienização adequada, principalmente para consumo cru.

Getty Images/iStockphoto

Opte por tomates brilhantes e firmes, totalmente vermelhos para consumo imediato. Conservação fora da geladeira por alguns dias e refrigerados em sacos plásticos perfurados. O congelamento é ideal para molhos, não para tomates crus.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

Joanna McCarthy/Getty Images
Publicado em 13 de novembro de 2023.