UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA
Divulgação
Bratwurst, um dos muitos tipos de salsichas na Alemanha

Culinária peso pesado

A culinária alemã tem muito chucrute (repolho curtido), salsichas e frios, mas não se resume a essas iguarias mais famosas.

O cardápio alemão é bastante variado. Sim, a carne suína predomina. O kassler (prato à base de bisteca) e o einsbein (com joelho de porco) são muito comuns no país. Quase sempre acompanhados por chucrute (ou sauerkraut, para eles).

No entanto, a carne bovina também é bastante consumida, especialmente com batatas na combinação.

Animais de caça, como javali, coelho e veado, também estão presentes nos pratos tradicionais alemães. Normalmente, são servidas com molhos de mostarda e geléias feitas à base de frutos silvestres.

Das águas, a truta é o peixe mais comido.

Sopas também são bastante populares na Alemanha. São compostas basicamente por vegetais (cenoura, nabo, espinafre, ervilha, feijão e vários tipos de repolho) e podem ser servidas como entrada ou prato principal.

Cebolas fritas são muito consumidas e também constituem uma adição comum a vários pratos de carne. Aspargos, especialmente o branco, também são apreciados. Muitos restaurantes destinam um menu inteiro à iguaria.

Influência dos vizinhos
Algumas regiões sofrem influência gastronômica de outros países. Na região sudoeste, onde ficam Baviera e Suábia, os alemães costumam comer pratos típicos dos vizinhos Suíça e Aústria.

A oeste, a influência é francesa. Ao leste, predomina a comida do Leste Europeu. No nordeste, a influência escandinava é forte.

Na zona da Floresta Negra e do Reno, são usados ingredientes da agricultura e pesca locais, com toques culinários de belgas, franceses e suíços.

Nessa região, há pratos como schwarzwalder kirschtorte (o famoso bolo floresta negra) e o rheinischer sauerbraten (rosbife estufado com vinho).

Na Baviera, especialidades como o spannferkel (leitão assado no espeto) e o handkaes (queijo de odor forte feito à base de natas azedas) são sempre regados com muita cerveja.

Na zona de Thüringen, Bremen e nos Länder da Saxônia, encontra-se o Dresdner stollen (um bolo de frutas polvilhado com açúcar de pasteleiro), o Blechkuchen (uma panqueca de massa de bolo coberta por fruta da época) e o welfenspeise (sobremesa feita com vinho, com sabor de baunilha).

Em Hamburgo, Brandemburgo e Berlim, com acesso privilegiado para os mares Báltico e do Norte, o forte está em especiarias e no intercâmbio com as culinárias escandinavas e do Leste.

Nessas regiões, há o rote grütze (sopa de fruta), o sauerfleisch (carne com gelatina de peixe), o bulletten (almôndegas), o Helgolander krabbensalat (salada de camarão Helgoland) e os soeier (ovos em conserva).

Salsichas versáteis
Apesar da variedade, a grande sensação alemã é a salsicha, cuja origem é de outro país germânico, a Áustria.

Na Alemanha, há mais de 1.500 tipos diferentes e é muito fácil encontrar pratos com salsicha assada, defumada, cozida e várias outras possibilidades.

 

SELEÇÕES

Nome oficial:
República Federal da Alemanha
Capital:
Berlim
Área:
357.031 km²
População:
82,5 milhões
Moeda:
Euro
Idioma:
Alemão
Chefe de Estado:
Presidente Hörst Kohler
Chefe de Governo:
Primeira-ministra Angela Merkel
Religião predominante:
Cristianismo (33% católicos e 33% protestantes)
Renda per capita anual:
US$ 25.050