UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA
Reprodução
Nietzsche, um dos grandes nomes da filosofia mundial

Um país de filósofos

Só mesmo a Alemanha gerou uma quantidade de filósofos importantes a ponto de rivalizar com a Grécia antiga nesta área.

Tanto que, na hora de brincar com filosofia em um de seus quadros cômicos, o grupo inglês Monty Python imaginou um jogo de futebol de filósofos, com um duelo entre "seleções" da Grécia (todos os jogadores vestindo túnicas) e Alemanha (todos de casaca).

A força germânica neste campo também levou Caetano Veloso a compor o verso "está provado que só é possível filosofar em alemão" em sua canção "Língua".

Noções como a desse verso vieram das obras de cérebros de personagens como estes:

- Immanuel Kant (1724-1804)
Autor de "Crítica da Razão Pura" (1781) e representante do Iluminismo. Seus estudos e ensinamentos nos campos da Metafísica, Epistemologia, Ética e Estética tiveram grande impacto sobre a maioria dos movimentos filosóficos modernos.

- Karl Krause (1781-1832)
A filosofia de Krause pretendia ser uma continuação autêntica do pensamento de Kant. Para Krause, Deus, conhecido intuitivamente pela consciência, não é uma personalidade, mas uma essência que contém o próprio universo.

- Arthur Schopenhauer (1788-1860)
Filósofo das correntes irracionalista e romântica. Suas principais obras: "O Mundo Como Vontade e Representação" (1818) e a compilação "Parerga e Paraliponema" (1851). Nietzsche considerava Schopenhauer seu mestre.

- Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831)
Hegel representa um ápice do idealismo filosófico do século 19 e causou impacto profundo no materialismo histórico de Karl Marx.

- Karl Marx (1818-1883)
Autor de "O Capital" e "Manifesto Comunista", influenciou filosofia e economia. É um dos fundadores da Sociologia. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário.

- Friedrich Nietzsche (1844-1900)
Filósofo de estilo aforismático, com escritos em trechos curtos. Um dos maiores representantes do Niilismo, que pregava o "Viver para o nada e negar a vida". Entre suas principais obras estão "Humano, Demasiado Humano" (1878-80), "Assim Falou Zaratustra" (1883-85), "O Anticristo" (1888) e "Ecce Homo" (1888).

- Escola de Frankfurt (a partir da década de 1930):
Nome pelo que ficou conhecido o grupo de pensadores que incluía Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, Herbert Marcuse e Siegfried Kracaner. Uma escola de pensamento marxista de Sociologia, Pesquisa Social e Filosofia, que abordou de forma crítica aspectos contemporâneos das formas de comunicação e cultura de massa.

 

SELEÇÕES

Nome oficial:
República Federal da Alemanha
Capital:
Berlim
Área:
357.031 km²
População:
82,5 milhões
Moeda:
Euro
Idioma:
Alemão
Chefe de Estado:
Presidente Hörst Kohler
Chefe de Governo:
Primeira-ministra Angela Merkel
Religião predominante:
Cristianismo (33% católicos e 33% protestantes)
Renda per capita anual:
US$ 25.050