UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA
Reprodução
Cartaz na capa do vídeo do filme "O Anjo Azul", de 1930

Cinema influente

O cinema alemão teve seu período áureo na década de 1920 com o expressionismo. Filmes densos e cheios de contrastes dramáticos de preto, branco e cinza causaram impacto e influenciaram até mesmo o cinema comercial americano.

Além da influência técnica e estética, muitos cineastas, atores e atrizes da Alemanha se mudaram para Hollywood quando os nazistas tomaram o poder em 1933.

Como aconteceu com outras áreas culturais, o cinema ousado e moderno foi classificado de "degenerado" por Hitler e seus seguidores.

Os exilados do cinema alemão conferiram um toque de sofisticação e ousadia aos filmes dos EUA.

O cinema expressionista se caracterizava pelas visões abstratas, dramáticas, tons sombrios e previsões apocalípticas. Distorcia a realidade para expressar os conflitos interiores dos personagens.

O marco do movimento é o filme "O Gabinete do Dr. Caligari" ("Das Kabinett des Doktor Caligari"), de 1919, dirigido por Robert Wiene.

Outros clássicos são:

- "Nosferatu" (1922) e "Fausto" (1926), de F. W. Murnau;

- "Metropolis" (1927) e "M, o Vampiro de Düsseldorf" (1931), de Fritz Lang (1927);

- "A Caixa de Pandora" (1929), de G. W. Pabst;

- "O Anjo Azul" (1930), de Jozef von Sternberg, que revelou a atriz Marlene Dietrich, mito sensual do cinema mundial.

Esses e outros filmes do período tentaram registrar as angústias e frustrações do país em plena crise econômica e social.

Os anos do nazismo
Sob o nazismo, surgiram os filmes de propaganda política e de entretenimento vazio. A indústria cinematográfica de qualidade desapareceu.

Mesmo assim, a cineasta Leni Riefenstahl realizou filmes tecnicamente notáveis, embora eles tenham servido à ideologia nazista: "O Triunfo da Vontade" (1935) e "Os Deuses dos Estádios" (1936).

Este último foi um documentário sobre as Olimpíadas de Berlim de 1936. A idéia era de que as imagens exaltassem uma suposta superioridade dos atletas germânicos.

"Novo cinema alemão"
Depois do nazismo e da Segunda Guerra, o cinema alemão se reergueu nos anos 60. Com o país dividido, os filmes começaram a esboçar críticas em relação ao socialismo real.

Em 1962, durante um festival em Oberhausen, 26 jovens cineastas lançaram as bases para o que seria denominado o "novo cinema alemão".

Embora ainda vivesse à sombra dos horrores nazistas, a nova fase buscava retratar o próprio meio de comunicação cinematográfico. Destacou para o mundo os nomes de Wim Wenders (de "Asas do Desejo"), Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder e Alexander Kluge.

No entanto, a obra de Fassbinder foi a que mais marcou o período com os excessos melodramáticos aliados à ironia, estilização dos personagens e discussões exacerbadas sobre relações de poder e violência.

Sucesso e Oscar no novo milênio
Após a morte de Fassbinder em 1982, registra-se o declínio do "novo cinema alemão".

A partir de então, dá-se início a um namoro entre o cinema e a TV, em busca de mais espectadores.

A queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, provocou um retorno inesperado do "cinema popular".

Na década de 90, o cinema adquiriu um novo perfil no país: uma união de arte e produto comercial.

Isso rendeu alguns sucessos internacionais, como "Corra, Lola, Corra" (1999), de Tom Tykwer, "Adeus, Lênin" (2003), de Wolfgang Becker.

Em 2005, as atenções foram para "A Queda! - As Últimas Horas de Hitler", de Oliver Herschbiegel, superprodução que custou 13,5 milhões de euros.

O Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi alcançado com "Lugar Nenhum na África", dirigido por Caroline Link em 2001, coroando essa nova fase cinematográfica alemã.


 

SELEÇÕES

Nome oficial:
República Federal da Alemanha
Capital:
Berlim
Área:
357.031 km²
População:
82,5 milhões
Moeda:
Euro
Idioma:
Alemão
Chefe de Estado:
Presidente Hörst Kohler
Chefe de Governo:
Primeira-ministra Angela Merkel
Religião predominante:
Cristianismo (33% católicos e 33% protestantes)
Renda per capita anual:
US$ 25.050