Como Agüero

Outros jogadores de futebol que tiveram problemas cardíacos

Por Do UOL, em São Paulo (SP)

O atacante Sergio Agüero passou mal no último sábado (30), e foi substituído, durante o empate do Barcelona em 1 a 1 contra o Alavés, pelo Campeonato Espanhol.
Alex Caparros/Getty Images
De acordo com a imprensa espanhola, o diagnóstico do argentino foi de uma arritmia cardíaca. Na segunda (1), o clube catalão comunicou que o atacante ficará afastado por pelo menos três meses após o mal-estar.
GIPHY
O atacante de 33 anos não é o primeiro jogador de futebol que sofre com problemas cardíacos durante a carreira. O UOL Esporte listou outros nomes que sofreram com um caso parecido. Confira:
Hannah Mckay/Reuters

Washington

O 'Coração Valente', como ficou conhecido no Brasil, foi submetido a um cateterismo e uma angioplastia, em novembro de 2002, enquanto defendia o Fenerbahçe-TUR. Anualmente, o ex-atacante se submetia a exames específicos, e distintos dos aplicados nos demais atletas, para mostrar sua aptidão para jogar futebol.
Buda Mendes/LatinContent via Getty Images

Renato Abreu

O ex-meio-campista que se destacou pelo Flamengo teve uma arritmia detectada em março de 2012. Ele fez uma cirurgia no coração e em menos de um mês voltou a treinar. Ele jogou àquela temporada normalmente pelo Rubro-negro.
Alexandre Vidal - Fla Imagem

Serginho

Em outubro de 2004, o ex-zagueiro sofreu um mal súbito em decorrência de uma cardiomiopatia hipertrófica no segundo tempo de um jogo contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão daquele ano. Ele acabou falecendo no hospital uma hora depois.
Fernando Santos/Folhapress

Eriksen

Durante a estreia da Dinamarca na Euro 2020, contra a Finlândia, em junho deste ano. O meia dinamarquês caiu no gramado sozinho após um mal súbito. Ele recebeu massagem cardíaca e foi retirado de campo com um balão de oxigênio. Eriksen passou por cirurgia e teve um cardioversor desfibrilador implantável, que regula a frequência cardíaca.
Boris Streubel - UEFA/UEFA via Getty Images

Adílson Warken

O ex-volante de Grêmio e Atlético-MG encerrou sua carreira como jogador de futebol em julho de 2019, aos 32 anos, após exames detectarem uma cardiomiopatia hipertófica, que o impediria de seguir jogando.
DOUGLAS MAGNO / AFP

Doni

O ex-goleiro encerrou sua carreira em agosto de 2013 por conta de um problema cardíaco. No Liverpool, em 2011, ele começou a sofrer com uma arritmia -- que ele já tinha conhecimento desde 2004, quando ainda estava no Santos. O próprio jogador revelou que chegou a ficar com o coração pardo por 25 segundos e foi aconselhado a deixar o futebol.
Shaun Botterill/Getty Images

Marc-Vivien Foé

Em 2003, o ex-meio-campista fazia parte do elenco da seleção de Camarões que disputava a Copa das Confederações. Na semifinal da competição, contra a Colômbia, o jogador desabou no meio de campo e após tentativas de reanimá-lo, ele foi levado ao centro médico, mas morreu pouco depois.
Reprodução
Publicado em 03 de novembro de 2021.