Topo

Barcelona e Alavés empatam em partida de golaços no Camp Nou

Memphis Depay e Lejeune disputam a bola em partida entre Barcelona e Alavés pelo Campeonato Espanhol - Pau Barrena/AFP
Memphis Depay e Lejeune disputam a bola em partida entre Barcelona e Alavés pelo Campeonato Espanhol Imagem: Pau Barrena/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2021 17h55

O Barcelona e o Alavés empataram por 1 a 1 na tarde de hoje (30), no Camp Nou, pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol. Autores de dois golaços, Memphis Depay e Rioja foram os protagonistas da partida.

Com o resultado, a equipe catalã vai à nona colocação da liga, com 16 pontos, oito atrás do líder Real Madrid, e chega a três jogos sem vencer na competição. Com dez, o time do País Basco continua na 16ª posição.

Na próxima rodada, no domingo (7), o Barça visita o Celta de Vigo, enquanto o Alavés recebe o Levante.

Antes disso, na terça (2), pela fase de grupos da Champions League, o time azul-grená visita o Dínamo de Kiev, a fim de subir ao segundo lugar do Grupo E, hoje ocupado pelo Benfica.

Quem foi bem: Memphis Depay

Memphis Depay comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Alavés - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Memphis Depay comemora gol marcado pelo Barcelona contra o Alavés pelo Campeonato Espanhol
Imagem: Pau Barrena/AFP

Artilheiro do Barcelona em La Liga, Memphis marcou um golaço no início do segundo tempo. O camisa 9 recebeu pela entrada da área, cortou para o meio e bateu no ângulo, sem chances para Sivera. O atacante voltou a dar trabalho para a defesa do Alavés, mas parou na trave e em uma ótima defesa do goleiro.

Barcelona avança, mas cria pouco em 1º tempo morno

A primeira etapa foi pouco movimentada no Camp Nou, com os donos da casa mais ofensivos no início da partida. Apesar dos avanços para abrir o placar, o Barça só conseguiu levar perigo com chute de Aguero, que ficou livre na entrada da área, mas mandou para fora.

Aguero sente dores no peito e dá lugar a Coutinho

Ainda no primeiro tempo, após dividida com Laguardia, o atacante Sergio Aguero sentiu dores no peito e teve de deixar o gramado. Recém-convocado por Tite, o meia-atacante brasileiro entrou bem e chegou a assustar com um belo chute colocado na segunda etapa, que Sivera espalmou em ótima intervenção.

Estreia de técnico interino

Após a saída do holandês Ronald Koeman, que vivia uma sequência ruim nos primeiros meses dessa temporada, o técnico Sergi Barjuan, ex-Barcelona B, estreou no comando da equipe principal. Com o 4-3-3, mesmo esquema tático da derrota para o Rayo Vallecano, as únicas mudanças para o jogo contra o Alavés foram Mingueza e Gavi. Ao longo dos 90 minutos, a equipe de Barjuan foi superior e criou mais oportunidades, mas pecou ao perder boas chances de ficar com os três pontos em casa.

Em 2º tempo eletrizante, falta de pontaria atrapalha o Barça

Em contraste aos primeiros 45 minutos, a etapa final na capital da Catalunha foi eletrizante. Primeiro, aos 4, Memphis abriu o placar com um golaço. Três minutos depois, Rioja fez fila pela esquerda, recebeu um passe de letra de Joselu e respondeu com outro belo gol para empatar. O Barcelona teve boas chances para tomar a frente do placar, mas perdeu duas oportunidades claras com Depay e uma com Coutinho. Os donos da casa persistiram até o último minuto, mas pararam na defesa do Alavés.

FICHA TÉCNICA

Barcelona 1 x 1 Alavés

Data: 30/10/2021

Hora: 16h (de Brasília)

Local: Camp Nou

Cartões amarelos: Sivera (Alavés) e Duarte (Alavés)

Gols: Memphis Depay (Barcelona), aos 4', e Rioja (Alavés), aos 7 minutos do 2º tempo.

Barcelona: Ter Stegen, Mingueza (Ezzalzouli), Piqué (Lenglet), Eric García, Alba, Nico González (Baldé), Busquets, Gavi (Puig), Dest, Aguero (Coutinho) e Memphis Depay. Técnico: Sergi Barjuan.

Alavés: Sivera, Navarro (Aguirregabiria), Laguardia, Lejeune, Rubén Duarte, Moya (Garcia), Loum, Pons (Pina), Edgar Méndez (Pellistri), Rioja e Joselu (Sylla). Técnico: Javier Calleja.