Conheça carros com câmbio automático dos quais é melhor fugir

Por Felipe Carvalho

O câmbio automático é altamente desejado pelos brasileiros e está disponível até em carros de entrada.

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Antigamente, os câmbios automáticos prejudicavam o desempenho e aumentavam o consumo em comparação com câmbios manuais.

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Os antigos câmbios automáticos de quatro marchas eram ineficientes, com maior consumo de combustível e pior desempenho.

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A evolução tecnológica e o aumento do número de marchas resolveram esses problemas. Hoje, apenas o Suzuki Jimny Sierra ainda usa câmbio de quatro marchas.

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Carros usados com câmbios de quatro marchas são frequentemente evitados por compradores devido à sua ineficiência.

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Chevrolet Astra, Vectra e Zafira tinham câmbios de quatro marchas até 2012. Cruze, Sonic, Spin, Cobalt, Onix, Prisma e Tracker receberam câmbios de seis marchas entre 2012 e 2014.

Marcelo Justo / UOL

Citroën e Peugeot utilizaram câmbios problemáticos de quatro marchas até 2018. A partir de 2014, modelos com motor aspirado passaram a ter câmbios de seis marchas.

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Fiat Marea teve câmbio de quatro marchas. Fiat Freemont (2012-2013) também tinha quatro marchas, enquanto os modelos posteriores receberam câmbios de seis marchas.

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Ford utilizou câmbios de quatro marchas em EcoSport, Focus e Mondeo até 2013. A partir de 2018, EcoSport e outros modelos receberam câmbios de seis marchas.

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Hyundai Tucson de primeira geração e HB20 até 2015 tinham câmbios de quatro marchas. Modelos como Veloster, Creta, Elantra, Sonata, Azera, Veracruz e ix35 sempre tiveram câmbios de seis marchas.

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Publicado em 04 de junho de 2024.

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