Um casal de São Carlos (SP) foi encontrado morto dentro de seu carro com o ar-condicionado ligado, levantando preocupações sobre os perigos desse dispositivo.
Investigação em Andamento: A polícia investiga se o vazamento de monóxido de carbono no veículo foi a causa da morte do casal, sem encontrar evidências de crime.
Gás Tóxico: O monóxido de carbono é um gás inodoro e incolor produzido pela queima incompleta de combustível, potencialmente fatal em espaços fechados.
Origens do Vazamento: Defeitos mecânicos, como falhas no sistema de escape, conexões danificadas ou problemas no motor, podem causar o vazamento do gás para dentro do carro.
O ar-condicionado pode trazer ar contaminado para dentro da cabine se houver um vazamento próximo ao sistema de captação de ar.
Antes de viagens longas, é recomendável fazer uma verificação completa do veículo para garantir que não haja problemas mecânicos que possam resultar em vazamentos.
Mesmo carros sem problemas mecânicos podem ter a cabine contaminada por gases poluentes ao parar em postos de gasolina ou rodoviárias.
O ar-condicionado pode captar gases de outros veículos, como ônibus e caminhões, se estiver configurado para recircular o ar externo.
Manter o sistema de escape e o motor em bom estado, além de verificar regularmente o sistema de ar-condicionado, pode ajudar a prevenir vazamentos perigosos.
Para mais informações sobre o caso, acesse UOL Carros.