'Suga' gordura das artérias e previne derrame: os benefícios do LIMÃO para a saúde

Por VivaBem

Famoso pela limonada, usado como tempero de saladas ou em ingredientes de receitas variadas: o limão é bastante frequente na mesa dos brasileiros.

Divulgação

Ele se destaca pelo sabor e pelas propriedades nutricionais --contém vitaminas, principalmente a C, e minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.

iStock

Incluir o limão na dieta é uma boa alternativa para aumentar a imunidade e agregar mais sabor nas receitas.

Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm

A seguir, veja detalhes dos benefícios e as formas de consumo do limão.

Getty Images/iStockphoto

1. Melhora a digestão: consumir limão com regularidade ajuda a retardar a digestão de açúcares e amidos e também no funcionamento intestinal.

iStock

2. Ajuda a prevenir derrames: a fruta possui flavonoides que ajudam a diminuir o risco de AVC.

iStock

3. Aumenta a absorção do ferro: ele ajuda a absorver o ferro dos alimentos vegetais devido à presença da vitamina C, que aumenta a absorção do mineral pelo intestino delgado.

iStock

4. Aumenta a imunidade: os alimentos que possuem vitamina C e outros antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que pode prevenir resfriados.

iStock

5. Diminui riscos de doenças cardiovasculares: a vitamina C previne a formação de placas de gordura nas artérias, auxiliando na diminuição do risco de doenças cardíacas.

iStock

6. Faz bem para a pele: a vitamina C é um antioxidante que neutraliza os efeitos dos radicais livres, diminuindo os danos celulares e retarda o envelhecimento precoce da pele.

iStock

7. Diminui sintomas de doenças respiratórias: consumir limão também pode contribuir para aliviar sintomas de doenças respiratórias como asmas e resfriados, por exemplo.

Getty Images

Água com limão também proporciona benefícios?

Getty Images/iStockphoto

Provavelmente você já ouviu falar que água com limão ajuda a desintoxicar o organismo e até mesmo emagrecer.

iStock

Porém, não existe comprovação científica de que ao ingerir a bebida ocorram esses benefícios.

iStock

Riscos e contraindicações: os limões são considerados seguros, mas pessoas com problemas estomacais como gastrite e refluxo gástrico devem evitá-lo.

Getty Images/iStockphoto/Tanakorn kaewwan

Além disso, pelo seu teor ácido, quem tem aftas ou feridas na boca podem sentir ardência na hora do consumo.

iStock

É menos comum, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido cítrico e ter sintomas como dores de cabeça. Nesses casos, é melhor evitar o consumo de limão.

Istock

Outro cuidado é em relação à saúde oral: recomenda-se evitar a escovação dos dentes imediatamente após consumir alimentos ácidos para evitar a erosão do esmalte dos dentes.

iStock
Publicado em 08 de novembro de 2023.