Famoso pela limonada, usado como tempero de saladas ou em ingredientes de receitas variadas: o limão é bastante frequente na mesa dos brasileiros.
Ele se destaca pelo sabor e pelas propriedades nutricionais --contém vitaminas, principalmente a C, e minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.
Incluir o limão na dieta é uma boa alternativa para aumentar a imunidade e agregar mais sabor nas receitas.
Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm
A seguir, veja detalhes dos benefícios e as formas de consumo do limão.
1. Melhora a digestão: consumir limão com regularidade ajuda a retardar a digestão de açúcares e amidos e também no funcionamento intestinal.
2. Ajuda a prevenir derrames: a fruta possui flavonoides que ajudam a diminuir o risco de AVC.
3. Aumenta a absorção do ferro: ele ajuda a absorver o ferro dos alimentos vegetais devido à presença da vitamina C, que aumenta a absorção do mineral pelo intestino delgado.
4. Aumenta a imunidade: os alimentos que possuem vitamina C e outros antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que pode prevenir resfriados.
5. Diminui riscos de doenças cardiovasculares: a vitamina C previne a formação de placas de gordura nas artérias, auxiliando na diminuição do risco de doenças cardíacas.
6. Faz bem para a pele: a vitamina C é um antioxidante que neutraliza os efeitos dos radicais livres, diminuindo os danos celulares e retarda o envelhecimento precoce da pele.
7. Diminui sintomas de doenças respiratórias: consumir limão também pode contribuir para aliviar sintomas de doenças respiratórias como asmas e resfriados, por exemplo.
Água com limão também proporciona benefícios?
Provavelmente você já ouviu falar que água com limão ajuda a desintoxicar o organismo e até mesmo emagrecer.
Porém, não existe comprovação científica de que ao ingerir a bebida ocorram esses benefícios.
Riscos e contraindicações: os limões são considerados seguros, mas pessoas com problemas estomacais como gastrite e refluxo gástrico devem evitá-lo.
Getty Images/iStockphoto/Tanakorn kaewwan
Além disso, pelo seu teor ácido, quem tem aftas ou feridas na boca podem sentir ardência na hora do consumo.
É menos comum, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido cítrico e ter sintomas como dores de cabeça. Nesses casos, é melhor evitar o consumo de limão.
Outro cuidado é em relação à saúde oral: recomenda-se evitar a escovação dos dentes imediatamente após consumir alimentos ácidos para evitar a erosão do esmalte dos dentes.