Suga açúcar do sangue, desinflama e reduz ansiedade: os benefícios do maracujá à saúde

Por Fabiana Gonçalves

O maracujá é fonte de vitamina C, também fornece (em uma porção de 100 g do alimento) 1,1 g de fibra, 28 mg de magnésio, 51 mg de fósforo e 338 mg de potássi.

iStock

Tudo isso fornecendo apenas 68 calorias na porção. Muitos de seus benefícios estão na casca ou entrecasca do alimento, que normalmente é consumida em forma de farinha.

Getty Images

A seguir, veja as propriedades do maracujá para a saúde.

Bruno Senna/Divulgação

1. O maracujá é rico em magnésio, um mineral importante no controle do estresse e da ansiedade.

iStock

2. A entrecasca do maracujá é rica em fibras, o que a torna uma boa aliada de quem tem diabetes, já que essas substâncias ajudam a evitar picos de glicemia no sangue.

iStock

3. Entre as substâncias da entrecasca do maracujá está a pectina, fibra solúvel que é importante para regular o trânsito intestinal. Ela atua também como um probiótico.

iStock

4. Ajuda nos níveis de colesterol, já que estudos indicam que a farinha da casca de maracujá auxilia na redução média da glicemia, do colesterol e do LDL.

iStock

5. A fruta é rica em vitamina C, que ajuda a melhorar a imunidade e também contribui para um envelhecimento celular saudável.

Eva-Katalin/IStock

6. Como a casca do maracujá apresenta grande quantidade de fibras, ela contribui para promover saciedade por mais tempo, além de diminuir a absorção de açúcar e gordura.

iStock

7. Ajuda a proteger o coração graças à atividade anti-inflamatória do maracujá, por atuar na manutenção das funções normais dos sistemas nervoso e circulatório.

Unsplash

As folhas do maracujá apresentam teores significativos de compostos cianogênicos e alcalóides, que podem causar intoxicação, quando consumidas de forma errada.

Getty

Portanto, para evitar acidentes, recomenda-se que a população não faça uso das folhas para chás e infusões.

Prato Fundo
Publicado em 08 de março de 2024.