O maracujá é fonte de vitamina C, também fornece (em uma porção de 100 g do alimento) 1,1 g de fibra, 28 mg de magnésio, 51 mg de fósforo e 338 mg de potássi.
Tudo isso fornecendo apenas 68 calorias na porção. Muitos de seus benefícios estão na casca ou entrecasca do alimento, que normalmente é consumida em forma de farinha.
A seguir, veja as propriedades do maracujá para a saúde.
1. O maracujá é rico em magnésio, um mineral importante no controle do estresse e da ansiedade.
2. A entrecasca do maracujá é rica em fibras, o que a torna uma boa aliada de quem tem diabetes, já que essas substâncias ajudam a evitar picos de glicemia no sangue.
3. Entre as substâncias da entrecasca do maracujá está a pectina, fibra solúvel que é importante para regular o trânsito intestinal. Ela atua também como um probiótico.
4. Ajuda nos níveis de colesterol, já que estudos indicam que a farinha da casca de maracujá auxilia na redução média da glicemia, do colesterol e do LDL.
5. A fruta é rica em vitamina C, que ajuda a melhorar a imunidade e também contribui para um envelhecimento celular saudável.
6. Como a casca do maracujá apresenta grande quantidade de fibras, ela contribui para promover saciedade por mais tempo, além de diminuir a absorção de açúcar e gordura.
7. Ajuda a proteger o coração graças à atividade anti-inflamatória do maracujá, por atuar na manutenção das funções normais dos sistemas nervoso e circulatório.
As folhas do maracujá apresentam teores significativos de compostos cianogênicos e alcalóides, que podem causar intoxicação, quando consumidas de forma errada.
Portanto, para evitar acidentes, recomenda-se que a população não faça uso das folhas para chás e infusões.