A berinjela é composta por 96% de água, é rico em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e as do complexo B) e sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Além disso, é pouco calórico: 100 g do alimento possuem cerca de 20 calorias. A seguir, conheça os benefícios da hortaliça.
A berinjela é rica em fibras, que fazem com que a absorção de açúcar ocorra de forma mais lenta no corpo. Assim, o organismo evita picos glicêmicos.
Devido à grande quantidade de fibras e por ser um alimento com poucas calorias e muita água em sua composição, as berinjelas podem ajudar na perda de peso.
O consumo de berinjela contribui para diminuir o colesterol ruim do organismo. Isso ocorre devido à presença de polifenóis, saponinas e glicoalcalóides.
A presença dos polifenóis, que são poderosos antioxidantes, niacina, vitamina C e fibras ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido.
Isso acontece porque as fibras estimulam o intestino, pois a combinação de água e fibras favorece a formação das fezes, normalizando o funcionamento intestinal.
Algumas pessoas não devem consumir muita berinjela. É o caso de indivíduos que possuem baixos níveis de ferro no sangue (anemia).
Quem tem pedra nos rins também deve evitar o consumo, pois esse legume possui oxalatos, o que contribui para aumentar o problema.
Schvets Production/Pexels