As flores de hibisco se destacam pelo aroma agradável e por dar origem ao chá queridinho de quem quer levar um estilo de vida saudável.
O chá de hibisco ajuda a perder peso, mas, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, também é indicado para quem não abre mão da qualidade de vida.
Confira, a seguir, os benefícios da bebida.
1. Vários estudos já comprovaram que o chá de hibisco reduz a pressão arterial. Isso ocorre devido às antocianinas, responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos.
2. Um dos benefícios mais conhecidos do chá de hibisco é contribuir para o emagrecimento, por ser capaz de reduzir a criação de células de gordura.
3. Consumir regularmente o chá de hibisco reduz os níveis de colesterol no sangue e os triglicerídeos em pessoas com diabetes e síndrome metabólica.
4. Alguns estudos realizados em humanos e animais mostram que o consumo do chá de hibisco melhora a saúde do fígado, pois aumenta as enzimas desintoxicantes.
5. O chá de hibisco é rico em quercetina, substância que possui ação diurética, ou seja, aumenta a produção da urina ao longo do dia.
O chá de hibisco reduz os níveis de estrogênio no organismo, por isso, não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais.
Além disso, ele também altera a fertilidade, pois inibe a ovulação temporariamente.
Não é recomendado o uso durante a gestação ou para lactantes, uma vez que há alteração no equilíbrio hormonal e o chá de hibisco atua sobre a musculatura do útero.
Deve-se evitar o consumo do chá de hibisco durante à noite, para que não ocorra queda na qualidade do sono.
Tetra Images/Getty Images/Tetra images RF