Suga açúcar do sangue, extrai colesterol e aumenta imunidade: os benefícios do mamão à saúde

Por Fabiana Gonçalves

O mamão é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. É encontrado facilmente o ano todo, mas sua safra é nos meses de janeiro, fevereiro, junho, outubro e novembro.

Julia Zolotova/Unsplash

Além do seu baixo índice glicêmico e grande quantidade de fibras, seu efeito laxativo que facilita o trato intestinal é um dos benefícios mais conhecidos do mamão.

PixoStudio/Getty Images/iStockphoto

A fruta tem muitas vitaminas e minerais, entre eles, vitaminas A, C, E e do complexo B, além dos minerais cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre.

iStock

Confira a seguir outros benefícios do mamão:

Getty Images

1. Facilita o trânsito intestinal

iStock

As fibras presentes no mamão estão relacionadas à redução da absorção de toxinas, carboidratos e gorduras no organismo. Outro efeito importante das fibras é o de estimular o crescimento das bactérias benéficas presentes no intestino.

iStock

2. Ajuda a proteger o intestino

iStock

A semente do mamão contém a enzima papaína que facilita a hidrólise (quebra) das proteínas em aminoácidos, aumentando a absorção dos nutrientes no organismo, através do trato gastrointestinal.

PixoStudio/Getty Images/iStockphoto

3. Auxilia no emagrecimento

iStock

Como o mamão é uma fruta suculenta de baixo índice glicêmico, poucas calorias e rica fonte de fibras, seu consumo regular está associado a uma melhor digestão e ao aumento da saciedade.

iStock

4. Controla colesterol e triglicérides

iStock

Se consumido diariamente e combinado a uma alimentação saudável, rica em vegetais, proteínas e gorduras de boa qualidade, o mamão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos.

Bon Vivant/Unsplash

5. Auxilia no equilíbrio do diabetes

iStock

O mamão é uma fruta que possui baixo índice glicêmico. Dessa maneira, ele melhora os níveis de glicemia no sangue, podendo ser consumido por pessoas que têm diabetes.

PixoStudio/Getty Images/iStockphoto

6. Fortalece o sistema imunológico

iStock

A fruta tem mais vitamina C do que a laranja e vitamina A. Tem, ainda carboidratos complexos e antioxidantes, como o betacaroteno e o licopeno. Essa gama de nutrientes tem o poder de fortalecer o sistema imunológico.

Getty Images

7. Contribui para a saúde da pele e do cabelo

Getty Images

A união do licopeno, betacaroteno e vitamina C. Além de atuar como eliminador de radicais livres, esse trio age contra uma série de doenças crônicas degenerativas como diabetes, osteoporose, Alzheimer, reumatismo e artrite.

iStock
Publicado em 26 de janeiro de 2024.