Retira açúcar do sangue, extrai colesterol e reduz risco de câncer: os benefícios do tomate à saúde

Por Samantha Cerquetani

O tomate é nativo da América do Sul e pertence à família das Solanáceas, apresentando variedades como o carmem, italiano e cereja.

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Rico em vitaminas A, B, C, K, e minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro, o tomate é um alimento nutritivo.

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O licopeno, responsável pela cor vermelha, é um carotenoide com ação antioxidante, conferindo diversos benefícios à saúde.

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Prevenção do Câncer de Próstata: Estudos associam o consumo de tomate, especialmente cozido, à menor incidência de câncer de próstata devido ao efeito protetor do licopeno.

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Saúde Cardiovascular: O licopeno ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e reduz o estresse oxidativo, contribuindo para a saúde do coração.

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Benefícios para a Pele: O consumo regular de tomate pode proteger a pele contra danos causados pela radiação ultravioleta e melhorar sua textura.

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Proteção dos Olhos: Rico em vitamina A, luteína, zeaxantina e licopeno, o tomate beneficia a saúde ocular e combate radicais livres.

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Controle da Pressão Arterial: O potássio presente no tomate contribui para a redução da hipertensão, sendo uma fonte eficaz desse mineral.

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Redução do Risco de Diabetes: O tomate é rico em cromo, facilitando a ação da insulina e ajudando a regular os níveis de glicose.

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Benefícios na Gravidez: Rico em vitaminas A, C, do complexo B, potássio e ácido fólico, o tomate é benéfico para gestantes, auxiliando na saúde do bebê.

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O consumo moderado de tomate raramente apresenta riscos, mas pode causar alergias. Evitar o tomate verde devido à presença de solanina, e pacientes com DRGE ou diverticulite devem ter cautela.

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O tomate pode ser incorporado em receitas doces e salgadas, como saladas, molhos, sucos, purês, doces, geleias e pratos italianos.

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Recomendações de Consumo: Consumir pelo menos uma unidade média de tomate por dia, aproximadamente 100g, após uma adequada higienização.

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Publicado em 19 de janeiro de 2024.