Mamão é facilmente encontrado no Brasil durante todo o ano, com safra nos meses de janeiro, fevereiro, junho, outubro e novembro.
Com apenas 40 calorias por 100 gramas, é ideal para dietas de controle de peso, devido ao seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras.
Existem 57 variedades, mas as mais comuns no Brasil são o mamão-papaia e o formosa.
Fonte rica em vitaminas A, C, E, complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Benefícios das Sementes: As sementes do mamão são comestíveis e ricas em ácido oleico, proteínas, fibras e minerais como cálcio e fósforo.
PixoStudio/Getty Images/iStockphoto
Facilita o Trânsito Intestinal: As fibras do mamão auxiliam na digestão e na excreção de toxinas, promovendo um intestino saudável.
Proteção Intestinal: A papaína e outras enzimas nas sementes ajudam na digestão e na eliminação de parasitas.
Controle de Colesterol e Triglicérides: Consumo regular do mamão pode ajudar a reduzir o colesterol LDL e os triglicérides, promovendo a saúde cardiovascular.
Auxílio no Controle do Diabetes: Devido ao baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, o mamão pode melhorar a glicemia e ser incluído na dieta de diabéticos.
Fortalecimento do Sistema Imunológico: Rico em vitaminas C e A, betacaroteno e licopeno, o mamão fortalece o sistema imunológico, prevenindo várias doenças.
Saúde da Pele e Cabelo: Licopeno, betacaroteno e vitamina C no mamão ajudam a combater o envelhecimento e preservar o colágeno, beneficiando a pele e o cabelo.
Para saber mais, acesse VivaBem.