A abóbora é nativa da América do Sul e, no Brasil, as mais consumidas são a moranga e a abóbora japonesa (cabotiá).
Alimento nutritivo e baixo em calorias: A abóbora cozida é rica em nutrientes como vitamina A, C, potássio, e magnésio, com apenas 48 kcal por 100g de cabotiá.
Tasha Lyubina/Getty Images/iStockphoto
Benefícios para a visão: Rica em betacaroteno, luteína e zeaxantina, a abóbora ajuda a proteger a visão, prevenindo catarata e degeneração macular.
Cuidado com a pele: Carotenoides e vitamina C presentes na abóbora ajudam na produção de colágeno e na proteção contra os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele.
Ajuda na perda de peso: Com baixa caloria e rica em fibras, a abóbora aumenta a saciedade e tem baixo índice glicêmico, auxiliando no controle do peso.
Saúde cardiovascular: O alto teor de potássio da abóbora ajuda a reduzir a pressão arterial e combate o colesterol ruim, beneficiando a saúde do coração.
Redução da pressão arterial: O potássio presente na abóbora auxilia na regulação da pressão, diminuindo os níveis de sódio no organismo.
Fortalecimento da imunidade: Vitaminas A, C, E e ácido fólico da abóbora reforçam o sistema imunológico e previnem anemia.
Prevenção do câncer: O betacaroteno da abóbora está associado à redução do risco de câncer, especialmente de pulmão e pâncreas.
Comparação nutricional: A abóbora cabotiá possui mais calorias, carboidratos e potássio que a moranga, mas ambas são ricas em fibras e vitamina C.
Riscos e contraindicações: Embora saudável, a abóbora pode causar alergias em algumas pessoas, conforme estudos apontam.
Formas de consumo: A abóbora é versátil, usada em pratos doces e salgados, e suas sementes podem ser aproveitadas em molhos e pães.
Para saber mais, acesse VivaBem.
Rodrigo Moreira/Getty Images/iStockphoto