Sem tempo? 4 truques para encurtar o treino de musculação
A falta de tempo talvez seja a principal inimiga de quem não consegue treinar regularmente. Mas ninguém precisa ficar horas na academia para ter bons resultados. Se o objetivo é perder peso, por exemplo, o treino intervalado de alta intensidade proporciona boa queima de gordura em 15 minutos de exercícios. Mas também há opções para quem deseja ganhar força e massa muscular.
Um estudo realizado por pesquisadores da UFG (Universidade Federal de Goiás) mostrou que mulheres que fizeram um treinamento de 10 a 15 minutos, três dias por semana, composto basicamente por exercícios multiarticulares (entenda melhor abaixo) tiveram ganho de massa muscular e de força similares a quem passou de 40 minutos a uma hora na academia.
Já uma análise da Lehman College (Nova York) demonstrou que executar apenas uma série por exercício já traz bons resultados de aumento de força muscular —e pode encurtar para 13 minutos um treino "tradicional", com três séries para cada movimento.
Confira a seguir quatro métodos eficientes que ajudam a encurtar o treino. Mas converse com seu treinador para incluir as técnicas em sua rotina, pois usar a carga certa nos exercícios é determinante para ter bons resultados.
1. Faça exercícios multiarticulares
Para reduzir seu tempo na academia, escolha movimentos que envolvam mais de uma articulação. Eles fortalecem vários músculos ao mesmo tempo e permitem que você corte alguns exercícios do treino.
Ao fazer supino e flexão de braços, por exemplo, que focam principalmente nos músculos do peito, você também trabalha tríceps e ombros. Em remadas e pulley costas (para a região dorsal), trabalha bíceps, assim como no desenvolvimento de ombros. Já o agachamento recruta ao mesmo tempo músculos da coxa, dos glúteos e também das panturrilhas.
2. Invista em séries bi-sets ou tri-sets
Esses métodos, que sugerem realizar dois ou três exercícios seguidos para o mesmo grupo muscular e só depois descansar, são muito interessantes para agilizar o treino, uma vez que reduzem bastante o tempo de intervalo.
Para se ter ideia, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Leeds Beckett, da Inglaterra, demonstrou que, ao aplicar o sistema tri-set em um total de seis exercícios, o tempo da sessão foi de 17 minutos, enquanto o treino feito de forma tradicional demorou 42 minutos para ser finalizado.
Ao final de cada série, descanse apenas de 15 a 30 segundos. Esse tempo é suficiente para a recuperação da maioria das pessoas e ajuda a manter a intensidade do treino alta.
3. Aposte no drop-set
Essa é outra metodologia capaz de derrubar pela metade o tempo da sessão de musculação e ainda possibilita o mesmo ganho de força e de massa magra do que um treino tradicional, conforme um estudo da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos).
A técnica consiste em fazer três séries seguidas do mesmo exercício até a fadiga, sem descanso. Na primeira, deve-se usar 80% da carga máxima até a falha. Em seguida, é preciso reduzir a carga em 20% e executar até a fadiga e, na terceira série, diminuir mais 20% de carga e realizar até a exaustão.
O método drop-set é interessante para ser realizado principalmente em exercícios que ativam vários grupos musculares juntos, uma vez que eles suportam melhor a fadiga, como agachamento, supino reto e leg press. Por ser muito intenso, é melhor escolher apenas duas áreas para treinar em cada dia.
4. Reduza o número de repetições
Uma forma de conseguir isso é investir no método superslow. A proposta é fazer o exercício lentamente, deixando os músculos acionados por um tempo maior. Essa técnica antecipa a fadiga e possibilita a hipertrofia com poucas repetições, reduzindo o tempo total da sessão de treino.
Um estudo conduzido por pesquisadores da McMaster University (Canadá) comprovou que realizar o movimento lentamente durante o exercício, com 30% da carga máxima, é capaz de aumentar o recrutamento muscular, levando à hipertrofia.
O protocolo usado na análise propôs seis segundos de execução durante o encurtamento do músculo (ação concêntrica) e mais seis segundos durante o alongamento do músculo (ação excêntrica).
*Com informações de reportagem publicada em 19/03/2019
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.