Expande imunidade, fortalece ossos e regula colesterol no sangue: os benefícios da azeitona à saúde

Por Samantha Cerquetani

A azeitona é um alimento bastante calórico, sendo que em 100 gramas de azeitona preta em conserva há 194 kcal e na verde, também em conserva, temos 137 kcal.

iStock

No entanto, possui vitaminas e sais minerais como fósforo, potássio e sódio, além de ser fonte de ácidos graxos. Ela também é composta por água, fibras e antioxidantes.

iStock

Confira, a seguir, os benefícios das azeitonas:

Marcel Gussoni

1. Fortalece imunidade

Contribui para a melhora do sistema imunológico por possuir diversos compostos antioxidantes como flavonoides e concentrações de carotenoides, além da vitamina E.
Divulgação

2. Faz bem para os ossos

Alguns dos compostos vegetais presentes demonstram a capacidade de prevenir a perda óssea, evitando a osteoporose. Ainda possui a vitamina K, que mantém os ossos fortes.
Carlos Ferrari

3. Melhora a saúde ocular

As azeitonas contribuem com a saúde dos olhos, já que elas contêm vitamina A. O consumo também pode prevenir o ressecamento ocular e úlceras nas córneas.
iStock

4. Previne doenças cardíacas

Por ser rica em gorduras monoinsaturadas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e aumenta os do "bom" (HDL), contribuindo com a prevenção de doenças cardíacas.
Divulgação

5. Regula o intestino

A azeitona é um alimento bom para regular o intestino por conta das suas fibras e da gordura monoinsaturada.
Carlos Ferrari

6. Dá mais saciedade

Consumir azeitona em forma de petisco pode ajudar a controlar a fome. Esse alimento contém gorduras boas e fibras que aumentam a saciedade.
Getty Images

7. Faz bem para a pele

As azeitonas contêm a presença do fenol hidroxitirosol, um antioxidante natural que faz bem para a pele. Essa substância protege as membranas celulares e minimiza o dano celular.
iStock

É bastante comum pensar que a azeitona é um alimento que precisa ser evitado ou excluído da dieta, já que possui grande quantidade de sódio em sua composição.

Getty Images

No entanto, consumindo uma quantidade moderada (3 a 4 unidades ao dia) é possível aproveitar seus nutrientes, sem consumir tanto sódio assim.

Polina Tankilevitch/Pexels

Outra questão importante é que a azeitona não deve ser submetida a altas temperaturas. A partir de 180°C, os antioxidantes da azeitona se perdem e diminuem-se os benefícios do alimento.

iStock

Sendo assim, é melhor consumi-la em preparações mais frias ou receitas que não atinjam essas temperaturas.

iStock
Publicado em 05 de abril de 2024.

Veja Também