Além de ser facilmente encontrada em feiras e supermercados, a couve-flor se destaca pela aparência peculiar --o formato lembra um brócolis branco ou amarelado.
A couve-flor contém antioxidantes e é fonte de potássio, fósforo, cálcio, manganês, vitaminas do complexo B, além de K e C.
Também tem flavonoides e sulforafano, substâncias que ajudam a prevenir doenças.
Por ser pouco calórica e conter bastantes fibras, contribui com a saciedade e o controle do peso. A seguir, veja mais benefícios da couve-flor.
Tony Cenicola/The New York Times
Tem fibras solúveis, que têm a capacidade de 'envolver' as moléculas de gordura e carregá-las para fora do organismo via excreção, o que impede o acúmulo de gordura nas veias e artérias.
Além disso, a hortaliça também contém fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento digestivo saudável, com atuação direta no intestino grosso.
O alimento é fonte de antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres e combatem inflamações. Entre eles, a vitamina C, que melhora a imunidade e tem efeitos anti-inflamatórios.
3. Contribui com a perda de peso
Além da quantidade de fibras, que auxiliam a saciedade, a couve-flor é pouco calórica --em 100 g do alimento cozido há 16 kcal --, fazendo dela uma aliada de quem deseja emagrecer.
4. Faz bem para o cérebro
O vegetal contém colina, um nutriente importante para o desenvolvimento do cérebro e na produção de neurotransmissores necessários para um sistema nervoso saudável.
Devido à presença do sulforafano e do potássio, consumir couve-flor pode prevenir doenças cardiovasculares. Essas substâncias reduzem a pressão arterial e mantêm as artérias saudáveis.
6. Melhora a saúde dos ossos
A couve-flor é um alimento que contém vitamina K, nutriente importante para os ossos, já que regula o depósito de cálcio e auxilia na fixação do mineral.
É considerada um alimento seguro para a maioria das pessoas, mas ela tem um efeito laxante suave. Em alguns casos, comer demais causa diarreia e flatulência.
Outros que devem ter cautela no consumo são os que usam medicamentos como anticoagulantes. Isso porque a vitamina K, presente na hortaliça, ajuda a coagular o sangue.