BENEFÍCIOS da COUVE-FLOR à SAÚDE: efeito anti-inflamatório e inibidor de gordura no sangue

Por Samantha Cerquetani

Além de ser facilmente encontrada em feiras e supermercados, a couve-flor se destaca pela aparência peculiar --o formato lembra um brócolis branco ou amarelado.

iStock

A couve-flor contém antioxidantes e é fonte de potássio, fósforo, cálcio, manganês, vitaminas do complexo B, além de K e C.

iStock

Também tem flavonoides e sulforafano, substâncias que ajudam a prevenir doenças.

iStock

Por ser pouco calórica e conter bastantes fibras, contribui com a saciedade e o controle do peso. A seguir, veja mais benefícios da couve-flor.

Tony Cenicola/The New York Times

1. É fonte de fibras

iStock

Tem fibras solúveis, que têm a capacidade de 'envolver' as moléculas de gordura e carregá-las para fora do organismo via excreção, o que impede o acúmulo de gordura nas veias e artérias.

iStock

Além disso, a hortaliça também contém fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento digestivo saudável, com atuação direta no intestino grosso.

iStock

2. Reduz inflamações

iStock

O alimento é fonte de antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres e combatem inflamações. Entre eles, a vitamina C, que melhora a imunidade e tem efeitos anti-inflamatórios.

iStock

3. Contribui com a perda de peso

iStock

Além da quantidade de fibras, que auxiliam a saciedade, a couve-flor é pouco calórica --em 100 g do alimento cozido há 16 kcal --, fazendo dela uma aliada de quem deseja emagrecer.

iStock

4. Faz bem para o cérebro

iStock

O vegetal contém colina, um nutriente importante para o desenvolvimento do cérebro e na produção de neurotransmissores necessários para um sistema nervoso saudável.

Getty Images

5. Protege o coração

iStock

Devido à presença do sulforafano e do potássio, consumir couve-flor pode prevenir doenças cardiovasculares. Essas substâncias reduzem a pressão arterial e mantêm as artérias saudáveis.

Divulgação

6. Melhora a saúde dos ossos

iStock

A couve-flor é um alimento que contém vitamina K, nutriente importante para os ossos, já que regula o depósito de cálcio e auxilia na fixação do mineral.

iStock

É considerada um alimento seguro para a maioria das pessoas, mas ela tem um efeito laxante suave. Em alguns casos, comer demais causa diarreia e flatulência.

iStock

Outros que devem ter cautela no consumo são os que usam medicamentos como anticoagulantes. Isso porque a vitamina K, presente na hortaliça, ajuda a coagular o sangue.

iStock
Publicado em 31 de janeiro de 2024.