As cenouras já fazem parte da dieta dos brasileiros em diversas preparações e são muito importantes para nossa saúde.
São boas fontes de sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras.
Além disso, é pouco calórica: cada 100 gramas da cenoura crua possui cerca de 35 calorias, 1,3 g de proteínas, 3,2 g de fibras e 314 mg de potássio.
Veja, a seguir, detalhes sobre os benefícios desta raiz.
1. A cenoura é famosa por melhorar a visão. Isso ocorre porque é fonte de betacaroteno, um tipo de vitamina A, que é antioxidante e protege a superfície do olho.
2. Os carotenoides da cenoura desempenham um papel protetor em todas as camadas da pele, reduzindo a sensibilidade à luz ultravioleta (UV) e retardando o processo de envelhecimento.
3. Graças aos antioxidantes que combatem os radicais livres, a cenoura ajuda a manter o sistema imunológico mais forte e combater infecções com mais facilidade.
4. Por ser rica em licopeno, um tipo de carotenoide presente em alimentos avermelhados, a cenoura pode ajudar no controle do colesterol ruim.
5. O betacaroteno do alimento também pode melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de problemas de memória e demência relacionados à idade.
6. Consumir cenoura ou seu suco pode contribuir para manter o bronzeado. Isso ocorre porque as cenouras são ricas em betacaroteno, que estimula a melanina.
Como é uma grande fonte de carotenoides (que dão o pigmento da cenoura), o consumo excessivo pode causar amarelamento da pele, principalmente nas palmas das mãos e mucosas.
Crianças muito pequenas devem comer cenouras com moderação, especialmente aquelas com histórico familiar de alergias alimentares e respiratórias por conta do pólen.
Além disso, pessoas com diabetes devem consumir cenouras com moderação, por seu alto teor de açúcar.