Amplia energia, reduz glicose no sangue e fortalece imunidade: os benefícios do arroz à saúde

Por Samantha Cerquetani

O arroz é bastante consumido nas principais refeições em todo o mundo, mas aqui seu maior sucesso é na dupla com o feijão.

Getty Images

A preferência pelo cereal tem explicação: é muito versátil, tem sabor neutro, ou seja, combina com diversos alimentos e temperos, pode ser consumido todos os dias.

Getty Images/iStockphoto

Há diversos tipos de arroz, mas os mais consumidos são o branco e o integral. Ambos são fontes de carboidrato, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e selênio.

Getty Images/iStockphoto

A seguir, veja os principais benefícios do arroz e as diferenças entre o branco e o integral.

iStock

1. Aumenta a energia

Esse nutriente fornece energia para o cérebro e o corpo realizarem suas atividades diárias, por isso cortar o carboidrato de vez pode prejudicar o metabolismo.
iStock

2. Previne doenças cardiovasculares

O arroz integral possui um composto chamado lignana, que protege contra as doenças cardíacas. Isso porque reduz a quantidade de gordura no sangue e controla a pressão.
Thomas Barwick/Getty Images

3. Ajuda no funcionamento do intestino

Consumir regularmente arroz nas refeições ajuda no funcionamento intestinal. Esse benefício ocorre por conta da presença das fibras no alimento.
iStock

4. Reforça a imunidade

As fontes de fibras solúveis e insolúveis presentes no arroz mantêm o equilíbrio da microbiota intestinal. Ter um intestino saudável ajuda a melhorar as defesas do organismo.
Getty Images

5. Controla o colesterol "ruim"

Mais uma vez as fibras são responsáveis por esse benefício. Elas evitam que o colesterol consumido seja decomposto e digerido mais rapidamente.
Getty Images/iStockphoto

6. Reduz os níveis de glicose

Devido à presença do magnésio e das fibras, o consumo regular de arroz integral ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Thinkstock

7. Fácil de ser digerido

O arroz é um alimento de fácil digestão. Tanto o branco quanto o integral são alimentos que podem ser ingeridos todos os dias e não pesam no estômago.
Getty Images/iStockphoto

De acordo com os especialistas entrevistados por VivaBem, o arroz integral tem mais nutrientes e maior quantidade de fibras quando comparado com o branco.

iStock

A diferença nutricional pode ser considerada pequena, mas como o arroz branco passa por um processamento, perde-se parte dos nutrientes, minerais e vitaminas.

Getty Images

Mas não há nada de errado em variar o consumo entre os tipos de arroz e evitar a monotonia alimentar.

iStock
Publicado em 03 de junho de 2024.

Veja Também