Ajuda a controlar peso, controla glicose e reduz pressão arterial: os benefícios do maxixe à saúde

Por Samantha Cerquetani

O maxixe é um vegetal de origem africana bastante consumido no Norte e Nordeste do Brasil. Da mesma família do pepino e da melancia, tem um sabor levemente amargo.

Reprodução/Ministério da Saúde

O alimento é rico em vitamina C, minerais como potássio, fibras e antioxidantes, que são nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

iStock

A seguir, veja os principais benefícios do consumo do maxixe para a saúde.

Reprodução

Reforça a imunidade

A vitamina C, componente conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, reforça o sistema imunológico e protege o corpo contra infecções.
Getty Images

Evita o envelhecimento precoce

Com sua alta concentração de vitamina C e clorofila, o alimento oferece proteção antioxidante e previne o envelhecimento precoce.
iStock

Regula a glicose

Possui quantidade significativa de fibras, o que desacelera a absorção de carboidratos e controla a glicose no sangue. Com isso, previne a resistência à insulina e diminui o risco de diabetes.
Halfpoint Images/Getty Images

Previne a anemia

O maxixe, rico em vitamina C, desempenha um papel importante na prevenção da anemia. Esta vitamina melhora a absorção do ferro dos alimentos.
Getty Images

Diminui a prisão de ventre

Por conter fibras, o maxixe aumenta o volume das fezes e promove os movimentos do intestino, facilitando a evacuação e combatendo a prisão de ventre.
iStock

Contribui com o controle do peso

As fibras presentes no alimento aumentam o volume do bolo alimentar no estômago, promovendo uma sensação de saciedade por mais tempo.
iStock

Auxilia no controle da pressão arterial

O mineral reduz os efeitos do sódio e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que pode levar à diminuição da pressão arterial e à melhoria da saúde cardiovascular.
Peca King/Getty Images

Melhora a saúde ocular

A vitamina A encontrada no maxixe é fundamental para uma visão saudável. Age prevenindo doenças como a cegueira noturna e a degeneração macular.
Tatiana Maksimova/Getty Images

Fortalece os ossos

É uma boa fonte de cálcio e magnésio, essenciais para manter os ossos saudáveis. O cálcio é fundamental para a estrutura óssea, e o magnésio facilita a sua absorção.
iStock

Possui propriedades diuréticas

Com seu alto teor de água, o maxixe facilita a eliminação de toxinas e resíduos, beneficiando a saúde dos rins.
iStock

Pessoas com alergias a alimentos da família Cucurbitaceae (como pepino e melancia) devem evitar o maxixe, bem como portadores de cálculos renais.

Reprodução
Publicado em 22 de julho de 2024.

Veja Também