Alerta de calor extremo!

6 sintomas que você precisa beber água: dor de cabeça e vontade de doces pode ser desidratação

Por Gabriela Guimarães e Rita Trevisan

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentar, nesta quarta-feira (20), o nível do alerta por causa das temperaturas acima da média.
iStock
Por conta disso, é importante ficarmos atentos ao nosso corpo, que pode emitir sinais cruciais quando a desidratação ameaçar.
Getty Images
Não se trata apenas de sede; há sintomas surpreendentes em épocas muito quentes como essa, como o desejo por doces, que merecem atenção. A seguir, listamos alguns deles.
Xurzon/Getty Images/iStockphoto
Olho seco e profundo: Baixa hidratação resulta em menos lágrimas, levando à sensação de olho seco e olhos mais afundados.
parema/iStock
Dor de cabeça e desidratação: a contração dos vasos sanguíneos para preservar a água pode causar dores de cabeça devido à redução do suprimento de oxigênio para o cérebro.
iStock
Compulsão por doces: a falta de água pode fazer o corpo interpretar erroneamente a necessidade de energia como fome por doces, embora a energia não seja transportada efetivamente.
iStock
Fraqueza e maior gasto energético: perder apenas 2% da água corporal pode aumentar consideravelmente o gasto energético do corpo, levando à fadiga e redução na eficiência do sistema circulatório.
iStock
Pressão baixa: a densidade sanguínea, influenciada pela água, afeta a pressão arterial; a desidratação pode levar a metabólitos concentrados e pressão arterial baixa.
iStock
Intestino preso: a desidratação pode levar à constipação, e aumentar a ingestão de fibras sem hidratação adequada pode piorar o quadro.
iStock
É recomendado multiplicar o peso por 35 para obter a quantidade diária de água necessária. Exemplo: se você pesa 80kg, 80 x 35 = 2.800, então você deve tomar 2,8L de água por dia.
iStock
A falta de água prejudica o fígado na liberação de glicogênio, afetando a energia obtida a partir da alimentação.
iStock
Atentar-se aos sinais de desidratação é crucial para o funcionamento adequado do corpo e para evitar sintomas inusitados.
iStock
Para saber mais sobre o assunto, acesse VivaBem e fique hidratado.
iStock
Publicado em 21 de setembro de 2023.