Moda nordestina

Por que o couro, a renda e o crochê são tão presentes?

Por Nossa

O material nas mãos

Estilistas contam como a moda e a riqueza cultural do nordeste se misturam.
Getty Images/iStockphoto

Crochê

Para o estilista Weider Silveiro, não é possível desassociar o crochê da cultura nordestina: "As pessoas fazem muito em casa, para roupas, toalhas e coisas de enxoval, por exemplo".
Divulgação/Martha Medeiros

Rompendo fronteiras

"Acho que por ser algo mais simples, ele acabou sendo mais popularizado e amplamente explorado em outras regiões do Brasil e ao redor do mundo", diz Silveiro.
Divulgação/Martha Medeiros

Contemporâneo

Os crochês supercoloridos, tradicionais nas feiras de artesanato nordestinas, também invadiram o moderno na moda: "Existe também a técnica com cores mais sóbrias e fica muito contemporâneo".
Jeremy Moeller/Getty Images

Couro

Ronaldo Fraga destaca como o material é enraizado na cultura do sertão há muito tempo: "Existem materiais que falam muito sobre a historia da civilização de um lugar, e o couro é um deles".
Divulgação/Martha Medeiros
O couro valoriza a história da região, que tem como um dos seus ícones de moda o Lampião: "Ele sempre chegava nos locais com um casaco de couro, tudo feito à mão, unindo a delicadeza e a aridez", conta a estilista Martha Medeiros.
Reprodução

Cores do sertão

Os tons terrosos retratam também cultura nordestina. "Se Lampião estivesse vivo, seria o maior dos 'digital influencers'. Pois tinha originalidade, pegava o chapéu de couro e quebrou a aba, colocando estrelas e medalhas".
Divulgação/Martha Medeiros

Renda

Se o couro era característico de Lampião, a renda era o retrato do estilo de Maria Bonita: "Foi ela quem divulgou para as comunidades mais pobres com o uso dos seus vestidos".
Benjamin Abrahão

Ganhando espaço

Estudiosa da cultura nordestina, a estilista alagoana conta que a renda, já tradicional na França, continuou a aparecer na cama, mesa e banho: "Ninguém dava valor às mulheres que faziam até ganhar o requinte que tem hoje me dia".
Divulgação/Martha Medeiros

Renda na moda brasileira

Martha defende sua influência para que o tecido no Brasil: "Eu resgatei pontos para renda na França e comecei a ver a aceitação aqui. Depois disso, começou a aparecer nas capas de revistas em São Paulo. Fui vendo que as pessoas gostavam e fui me profissionalizando".
Divulgação

"Cada vez que eu pego na renda, vejo o que eu posso fazer de novo e nunca foi feito. As vezes, o novo não está no futuro, está no passado".

Martha Medeiros
Alexandre Godinho
Publicado em 04 de julho de 2020.

Reportagem
Gustavo Frank

Edição
Eduardo Burckhardt

Continue navegando por Nossa