A presença intensificada de pernilongos no verão pode ser irritante, mas estratégias caseiras podem ajudar a lidar com esses insetos e suas picadas desconfortáveis.
Pernilongos têm hábitos específicos, como buscar seiva no fim da tarde e acasalar em locais com plantas, seguido pela fêmea procurando sangue para amadurecer seus ovos.
Além de sangue, o calor do corpo humano, a liberação de CO? e os odores corporais atraem pernilongos, tornando-nos alvos.
Repelentes podem não ser eficazes durante o sono, pois o movimento na cama pode remover o produto. Durante o dia, no entanto, são recomendados, com atenção ao rótulo para aplicação correta.
Repelentes com DEET, icaridina e IR3535 são aprovados pela Anvisa para prevenir picadas de pernilongos, mas a escolha deve considerar orientação médica e a sensibilidade individual.
Produtos perfumados, como desodorante ou loção, podem ajudar a afastar mosquitos devido ao cheiro agradável, especialmente durante o sono.
Diminuir a temperatura ambiente usando ar-condicionado ou ventilador pode afastar pernilongos, já que preferem climas mais quentes.
Odores cítricos, como laranja e limão, são eficazes para afastar pernilongos. Trocar refis tóxicos por cascas de frutas cítricas é uma alternativa.
Velas de citronela são tradicionais e eficazes contra pernilongos. A essência de citronela em água com uma vela comum também pode ser usada para espantar os insetos.
O vinagre pode ser usado para criar um repelente caseiro, seja deixando um copo próximo à cama ou preparando uma mistura para borrifar em portas e janelas.
Uma versão natural de repelente pode ser feita misturando óleo corporal ou álcool com citronela, sendo mais eficiente durante o dia.
FSTOPLIGHT/Getty Images/iStockphoto
Plantar citronela no quintal, jardim ou vasos próximos a portas e janelas pode ser uma estratégia eficaz para afastar pernilongos.
Marlene Vilela da Silva Amorim/Getty Images/iStockphoto
Além de repelir, é importante cuidar das picadas. O vinagre, pomada com cânfora e gelo podem ser usados para aliviar os sintomas.
Em casos graves, como muitas picadas, é possível recorrer a antialérgicos, pomadas para infecção ou corticoide, sempre sob orientação médica.
Para mais informações, acesse Nossa.