Muito popular nos Estados Unidos, os tours assombrados fazem sucesso na terra do Tio Sam, seja na ensolarada Califórnia ou em Nova Orleans, berço do ocultismo.
No Brasil, os tours sombrios estão gradualmente ganhando espaço, muito em função do apelo de canais no YouTube sobre assuntos sobrenaturais.
Criado em 2021, o projeto 'O que te assombra' começou de forma tímida com visitas ao principal cemitério de Campinas, no interior de São Paulo.
Atualmente, existem passeios disponíveis em Santos, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e na capital paulista, que contam com pelo menos três opções assombrosas.
O tour é gratuito e os links para inscrições são divulgados uma semana antes na página do Instagram. O passeio a pé tem duração de quase 3h, e reúne em média 80 pessoas.
No Rio de Janeiro, um tour intitulado Assustador e Bizarro ocorre somente uma vez por ano -- em outubro, geralmente um pouco antes do Halloween.
Realizado na região central do Rio, o intuito é revelar o lado B da cidade famosa principalmente por sua paisagem maravilhosa, mas que também esconde histórias macabras.
microgen/Getty Images/iStockphoto
A visitação diurna a pé abrange a Cinelândia e seus arredores, assim como a Praça XV, onde estão edifícios históricos, igrejas, e o popular Arco do Teles construído no século 18.
Já o SP Haunted Tour foi criado em 2011 a partir de pesquisas sobre as lendas urbanas e tragédias na zona central da cidade. Diferente dos outros passeios citados, este é realizado somente de ônibus e à noite, sem descidas ou visitas internas.
Durante o trajeto, histórias trágicas, crimes famosos e lendas urbanas da metrópole são contadas. O primeiro roteiro abrange Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Praça da Sé, Liberdade, Edifício Martinelli e Andraus, Castelo da Apa e outros locais.
O segundo passa pelo Edifício Joelma, antigo TBC, Casa Yayá, Pateo do Collegio, Crime do restaurante chinês e outros lugares.
Em Ouro Preto (MG), há o Caminhada Assombrada. Durante o percurso são contados 'causos' arrepiantes, histórias de fantasmas e lendas locais que permeiam a bela cidade
Existem dois percursos, conhecidos como Jacubas e Mocotó. O trajeto passa por igrejas, cemitérios, casarões centenários, monumentos, becos sombrios e outros lugares interessantes.
No nordeste, o passeio 'Recife Mal Assombrado' aborda as lendas e mistérios locais. Aqui o personagem que recepciona os 'exploradores' chama-se Sacerdote Devas, um ser enigmático com o dom de abrir os portais entre dois mundos.
Mesmo aqueles que nunca foram a Paranapiacaba (SP) já devem ter escutado sobre suas histórias assombrosas que se tornaram parte da tradição popular, como a noiva que costuma aparecer na neblina.
O tour Lendas de Paranapiacaba, que ocorre em outubro, passa pelo caminho do hospital velho, Largo Padeiros, ponte, museu funicular, igreja e cemitério do Bom Jesus e outros lugares.