Ex-jogadores de clubes brasileiros que estão na Libertadores
Foi dada a largada!
A fase de grupos da Libertadores de 2022 começou ontem (5) e, até o final da temporada, o torneio reunirá centenas de jogadores com um mesmo objetivo: o tão sonhado título da América. O UOL Esporte separou alguns nomes que são velhos conhecidos de clubes brasileiros e que marcarão presença na competição.
Fernando Donasci/UOL
Consegue lembrar de todos?
Giphy.com
Martín Silva (GOL)
Aos 39 anos, Martín Silva defende o Libertad (PAR), que está no Grupo B, o do Athletico-PR. O goleiro uruguaio defendeu o Vasco durante cinco temporadas, entre 2014 e 2019, e atuou pelo clube carioca em 144 partidas, de acordo com registros do 'Transfermarkt'.
Thiago Ribeiro/AGIF
Jean (GOL)
Ex-São Paulo, o goleiro Jean foi vendido em definitivo ao Cerro Porteño (PAR), clube que defendeu em 2021, no início deste ano. Revelado pelo Bahia e com passagem por empréstimo pelo Atlético-GO, o goleiro de 26 anos agrediu a esposa do final de 2019 e não atuou mais pelo clube paulista. A equipe está no Grupo G e não enfrentará nenhum brasileiro na fase de grupos.
saopaulofc.net
Iván Piris (LAT)
Outro ex-jogador do São Paulo nesta lista, o paraguaio Piris defendeu o Tricolor por empréstimo entre 2011 e 2012. O lateral de 33 anos do Libertad ficou marcado na época por ter levado a pior no 'duelo' particular com Neymar, do Santos, pela semifinal do Paulistão de 2012.
Divulgação/Vipcomm
Fabián Noguera (ZAG)
O zagueiro Fabián Noguera defende atualmente o Estudiantes (ARG), que enfrentará o RB Bragantino no Grupo C. O argentino de 29 anos foi contratado pelo Santos em 2016, mas nunca se firmou na equipe e foi emprestado três vezes até deixar o Peixe em 2021. Foram apenas 16 partidas disputadas pelo clube da Baixada Santista.
Ivan Storti/ Santos FC
Piris da Motta (MC)
O volante Piris da Motta, de 27 anos, é mais um antigo jogador de um clube brasileiro que está no Cerro Porteño. Ex-Flamengo, o paraguaio chegou na Gávea em 2018, disputou 49 partidas pelo Rubro-negro e deixou a equipe no início deste ano. Ele fez parte do elenco que conquistou o Brasileirão e a Libertadores de 2019, além da Recopa Sul-Americana de 2020.
Staff Images / Flamengo
Júnior Sornoza (MC)
Ex-Fluminense e Corinthians, o equatoriano Júnior Sornoza é jogador do Independiente del Valle (EQU), que está no Grupo D, mesma chave de Atlético-MG e América-MG. O meio-campista de 28 anos chegou ao Brasil em 2017 para defender o Tricolor carioca e foi negociado com o Alvinegro Paulista em 2019. Após uma série de empréstimos, ele deixou o Timão em janeiro deste ano.
Marcello Zambrana/AGIF
Ramón Ábila (ATA)
Ramón Ábila é atacante do Colón (ARG), outra equipe que está no Grupo G e que não enfrentará brasileiros na fase de grupos. O jogador de 32 anos defendeu o Cruzeiro entre 2016 e 2017. Foram 11 gols marcados e 1 assistência em 33 jogos pela Raposa.
Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro
Hernán Barcos (ATA)
Aos 37 anos, Hernán Barcos está atualmente no Alianza Lima (PER), que está junto do Fortaleza no Grupo F. O atacante chegou ao Brasil em 2012 para reforçar o Palmeiras e passou também por Grêmio e Cruzeiro. O 'Pirata' foi duas vezes campeão da Copa do Brasil: pelo Alviverde (2012) e pela Raposa (2018).
Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.
Mauro Boselli
Ex-atacante do Corinthians, Mauro Boselli defende o Estudiantes. O jogador de 36 anos ficou no clube do Parque São Jorge por duas temporadas, entre 2019 e 2021. Ele atuou em 44 partidas, marcando 13 gols e quatro assistências pela equipe.
Marcello Zambrana/AGIF
Derlis González (ATA)
Ex-Santos, Derlis González está no Olimpia (PAR), que ficou no Grupo G, o único sem brasileiros na fase de grupos. Aos 28 anos, o paraguaio defendeu o Peixe entre 2018 e 2020, tendo atuado em 56 jogos e marcado nove gols.
Marcello Zambrana/AGIF
Kelvin (ATA)
Aos 28 anos, Kelvin é jogador do Always Ready (BOL), equipe que está no Grupo E junto do Corinthians. Revelado pelo Paraná, ele já defendeu o Porto e marcou nos acréscimos o gol do título do Campeonato Português de 2013 que deixou Jorge Jesus, então técnico do Benfica, de joelhos. O atacante acumula passagens por Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense e Botafogo, entre outros.
Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Lucas Pratto (ATA)
Ex-atacante do Atlético-MG e do São Paulo, Pratto está atualmente no Vélez Sarsfield (ARG), que divide o Grupo C com o RB Bragantino. O jogador argentino de 33 anos não conquistou títulos em sua passagem pelo Brasil, entre 2015 e 2018, mas marcou 32 gols e deu 13 assistências em 107 partidas no combinado entre os dois clubes.
Ronny Santos/Folhapress)
Marcelo Moreno (ATA)
Marcelo Moreno é mais um ex-jogador de clube brasileiro que está no Cerro Poteño (PAR). No Brasil, o atacante de 34 anos já passou por Vitória, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo. Foram três passagens pela Raposa, a última entre 2020 e 2022, e um título do Brasileirão (2014). Além disso, ele fez parte do elenco do Fla que venceu a Copa do Brasil de 2013.
Bruno Haddad/Cruzeiro
Yony González (ATA)
Aos 27 anos, Yony González defende o Deportivo Cali (COL), que está no Grupo E. O atacante enfrentará o Corinthians, seu ex-clube, na fase de grupos da Libertadores. O colombiano chegou ao Brasil em 2019 para reforçar o Fluminense e também passou pelo Ceará.