Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 brasileiros da Champions para seu time repatriar na janela de janeiro

Diferente do que estávamos acostumados de ver, a fase classificatória da Liga dos Campeões da Europa não chegará ao fim junto com o ano que está para terminar.

Com a mudança de formato do torneio, haverá ainda duas rodadas em janeiro para a definição dos clubes que avançam aos mata-matas decisivos e continuam na briga pelo título mais desejado do futebol do Velho Continente.

Mas essa mexida no calendário não significa que os jogadores participantes da Champions estarão "congelados" na próxima janela de transferências. Pelo contrário, eles certamente protagonizarão negócios importantes no próximo mês.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete opções de brasileiros que estão na disputa do torneio interclubes número um da Europa para as equipes do futebol pentacampeão mundial trazerem de volta para cá logo após o Reveillón.

GABRIEL JESUS
Atacante, 27 anos, Arsenal (ING)

Há sete anos atuando no futebol europeu, o ex-camisa 9 da seleção nunca teve um momento tão propício para ser repatriado quanto o atual. Gabriel Jesus já é reserva de Kai Havertz e pode virar a terceira opção para a posição de centroavante caso o Arsenal realize o sonho de contratar a sensação sueca Viktor Gyökeres. Ou seja, a porta de saída do Emirates Stadium está mais que aberta para o brasileiro, que é um velho sonho de consumo do torcedor do Palmeiras. Mas, pelo menos por enquanto, a diretoria alviverde discorda de quem frequenta a arquibancada e considera que o atacante continua sendo um "alvo irreal".

DANILO
Zagueiro, 33 anos, Juventus (ITA)

Imagem
Imagem: Getty Images

O veterano continua sendo capitão da Juventus e tem um moral danado lá em Turim. Mesmo assim, tem frequentado mais o banco de reservas do que os gramados nesta temporada. Caso Danilo se canse dessa situação (até para não correr risco de perder sua vaga quase que cativa na seleção), é bem possível que a equipe italiana não faça jogo duro e aceite liberá-lo em janeiro. Afinal, o contrato do zagueiro/lateral direito termina já no fim da temporada. Ou seja, seria apenas uma breve antecipação de saída.

Continua após a publicidade

IGOR PAIXÃO
Atacante, 24 anos, Feyenoord (HOL)

Imagem
Imagem: Divlugação/Feyenoord

O atacante revelado pelo Coritiba vive uma situação semelhante à de Luiz Henrique quando foi contratado pelo Botafogo. Igor Paixão não está tão bem assim na Europa a ponto de justificar uma transferência para um gigante, mas também não está jogando mal o suficiente para ser "mandado embora" de volta para o Brasil. Por isso, se alguém quiser contratar Igor Paixão, terá de fazer um investimento pesado, daqueles que poucos clubes por aqui têm condições de bancar. Mas o resultado pode ser bem positivo, como foi o do campeão brasileiro e da Libertadores com Luiz Henrique.

ARTHUR
Meia, 28 anos, Juventus (ITA)

Imagem
Imagem: Getty Images

Dizer que Arthur está disputando esta edição da Champions é uma bela de uma sacanagem. Para ser mais preciso, não dá nem para falar que o meia faz parte do elenco da Juventus. Embora tenha sido inscrito na competição europeia e também no Campeonato Italiano, o ex-Grêmio e Barcelona sequer foi relacionado para o banco de reservas em 2024/25. Por isso, sua saída é uma certeza da janela de transferências de janeiro. A prioridade do seu estafe é levá-lo para outro clube europeu (Benfica, Olympique de Marselha e Betis são os favoritos), mas há quem queira contratá-lo aqui no Brasil.

Continua após a publicidade

ARTHUR CABRAL
Atacante, 26 anos, Benfica (POR)

Imagem
Imagem: Divulgação

O centroavante só não veio para o Brasil já na janela do meio do ano porque o Benfica se recusou a liberar o jogador por empréstimo para o Cruzeiro. Mas, meia temporada se passou desde então, e Arthur Cabral continua sem conseguir um papel maior do que o de reserva que entra no fim das partidas e quase nunca resolve nada. Por isso, é possível que a equipe portuguesa seja menos exigente no caso de uma nova investida. Apesar de não ter vingado na Europa, o atacante continua com mercado farto por aqui e pode tranquilamente aparecer nos maiores times do país.

CARLOS AUGUSTO
Lateral esquerdo, 23 anos, Inter de Milão (ITA)

Imagem
Imagem: Reprodução/Inter.it

Depois de uma primeira temporada de Inter em que revezou bastante com Federico Dimarco, o brasileiro perdeu espaço com o técnico Simone Inzaghi e hoje é deixado quase sempre como opção de banco. A baixa minutagem é um problema para as ambições de Carlos Augusto, que virou jogador de seleção no ano passado e certamente gostaria de manter esse status. Ignorado nas convocações de 2024, o lateral esquerdo precisa de um fato novo para voltar a brigar por vaga na próxima Copa do Mundo. E um desses possíveis fatos novos seria um retorno para o futebol brasileiro.

Continua após a publicidade

PEDRINHO
Meia-atacante, 26 anos, Shakhtar Donetsk (UCR)

Imagem
Imagem: Getty Images

Em sua segunda passagem pelo Shakhtar, o ex-Corinthians e Atlético-MG não tem sido o líder técnico que o clube ucraniano esperava quando bateu o pé para que ele retornasse à Europa. Pedrinho não é sequer titular absoluto da equipe laranja. Na Champions, por exemplo, ainda não começou jogando nenhuma partida. Dono de um salário alto demais para um jogador nessa situação (que só tem um gol e cinco assistências na temporada), o brasileiro provavelmente será negociado na próxima janela se receber uma oferta minimamente sedutora.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.