Um SUV fake? Nova geração de compactos é releitura de hatches aventureiros

Por Paula Gama

O mercado automotivo tem visto uma mudança significativa na preferência dos consumidores, com uma crescente demanda por SUVs.

GM/Divulgação

Montadoras estão adaptando antigos hatches aventureiros para se assemelharem a SUVs compactos, uma estratégia para aumentar as vendas.

Rafaela Borges/UOL

SUV, sigla para veículo utilitário esportivo, originalmente era caracterizado pela robustez, tração nas quatro rodas e altura elevada.

Divulgação

SUVs compactos, como Jeep Renegade e Honda HR-V, oferecem altura e versatilidade, tornando-se populares entre os consumidores.

Marcelo Justo / UOL

No entanto, a nova geração de SUVs "de entrada", como Renault Kardian, Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, se afasta do conceito original.

Divulgação

Esses novos modelos têm diferenças mínimas em relação aos antigos hatches aventureiros e poderiam ser chamados de CUVs, veículos utilitários compactos.

Divulgação

A estratégia de marketing tem sido eficaz, impulsionando as vendas de SUVs em detrimento dos hatches tradicionais.

Rafaela Borges/UOL

Apesar das semelhanças dimensionais entre SUVs compactos e hatches aventureiros, as montadoras têm investido em tecnologia e conforto para justificar os preços mais altos.

Divulgação

SUVs tornaram-se as vitrines das marcas, apresentando as últimas novidades em tecnologia e design antes de outros modelos.

Rafaela Borges/UOL

A preferência dos consumidores por SUVs está influenciando as estratégias de produção e marketing das montadoras, refletindo-se nos lançamentos mais recentes.

Rafaela Borges/UOL

Para saber mais, acesse UOL Carros.

Rafaela Borges/UOL
Publicado em 10 de Maio de 2024.

Veja Também