O mercado automotivo tem visto uma mudança significativa na preferência dos consumidores, com uma crescente demanda por SUVs.
Montadoras estão adaptando antigos hatches aventureiros para se assemelharem a SUVs compactos, uma estratégia para aumentar as vendas.
SUV, sigla para veículo utilitário esportivo, originalmente era caracterizado pela robustez, tração nas quatro rodas e altura elevada.
SUVs compactos, como Jeep Renegade e Honda HR-V, oferecem altura e versatilidade, tornando-se populares entre os consumidores.
No entanto, a nova geração de SUVs "de entrada", como Renault Kardian, Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, se afasta do conceito original.
Esses novos modelos têm diferenças mínimas em relação aos antigos hatches aventureiros e poderiam ser chamados de CUVs, veículos utilitários compactos.
A estratégia de marketing tem sido eficaz, impulsionando as vendas de SUVs em detrimento dos hatches tradicionais.
Apesar das semelhanças dimensionais entre SUVs compactos e hatches aventureiros, as montadoras têm investido em tecnologia e conforto para justificar os preços mais altos.
SUVs tornaram-se as vitrines das marcas, apresentando as últimas novidades em tecnologia e design antes de outros modelos.
A preferência dos consumidores por SUVs está influenciando as estratégias de produção e marketing das montadoras, refletindo-se nos lançamentos mais recentes.
Para saber mais, acesse UOL Carros.