Uma picape comprada em 1990 continua praticamente zero-quilômetro, com apenas 91 km marcados no hodômetro.
Isso acontece após o veículo permanecer durante os últimos 33 anos em uma garagem de Itapetininga, no interior de São Paulo.
Arquivo pessoal/.Reginaldo de Campinas
Ainda com plástico nas calotas e em estado impecável, a Ford F-1000 prata acaba de ganhar novo dono, um colecionador que prefere o anonimato.
Arquivo pessoal/.Reginaldo de Campinas
A picape agora pertence a um cliente de Reginaldo Ricardo, o Reginaldo de Campinas, que inspecionou o veículo antes de o negócio ser fechado, por um preço mantido em segredo.
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Especializado em garimpar e negociar veículos antigos e pouco rodados, Reginaldo fez o "resgate" da raridade a pedido deste cliente.
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Ele conta que seu antigo dono, que adquiriu o veículo zero-quilômetro há mais de três décadas, faleceu há dois anos, aos 82
Arquivo pessoal/.Reginaldo de Campinas
A caminhonete pode ser considerada um símbolo da época de sua fabricação: o ano de 1990, que ficou marcado na história do Brasil pelo Plano Collor.
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Foi quando o recém-empossado presidente Fernando Collor anunciou o confisco da maior parte do dinheiro guardado na poupança e dos investimentos com a justificativa de controlar a inflação.
Andrá Dusek/ Agência Estado
Segundo os herdeiros disseram a Reginaldo de Campinas, seu pai adquiriu a F-1000 com dinheiro bloqueado pelo Plano Collor.
Arquivo pessoal/.Reginaldo de Campinas
De fato, na época, o governo do então presidente abriu algumas exceções, conhecidas como "torneirinhas", para liberar recursos retidos. Um dos setores beneficiados foi o automotivo.
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"Uma filha do primeiro dono contou que seu pai já comprou a picape com a intenção de mantê-la intacta por décadas. Foi exatamente o que aconteceu", conta Reginaldo.
Arquivo pessoal/.Reginaldo de Campinas
Equipada com vidros elétricos, direção hidráulica e teto solar, a F-1000 prata mantém até hoje as placas amarelas, com lacre e os caracteres YI 5388.
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Com a troca de dono e a necessária transferência da documentação, a picape vai receber as placas atuais, no padrão Mercosul.
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Não sabemos se o atual proprietário manterá as chapas amarelas, já que, muito provavelmente, não deverá rodar com sua nova aquisição para não desvalorizá-la.
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