LAND ROVER ACABOU? O que aconteceu com marca inglesa é surpreendente

Por Rafaela Borges

A Land Rover não existe mais? Não, a Land Rover não existe mais. Ao menos, não como marca.

Reprodução

Talvez as pessoas estejam demorando a saber (e entender) isso por causa do processo de comunicação da empresa, que vem sendo lento e cauteloso.

Divulgação

É que a nova JLR, nome da montadora agora formada por quatro marcas (nenhuma delas a Land Rover), vem fazendo a mudança gradualmente.

Rafaela Borges/UOL

Além disso, de acordo com a nova JLR (antiga Jaguar Land Rover), o nome não morreu. Ele vem sendo mantido em algumas partes dos carros, de maneira cada vez mais discreta.

Rafaela Borges/UOL

Saiba mais sobre a nova JLR a seguir:

Divulgação

Antes, existia uma montadora chamada Jaguar Land Rover, e duas marcas: Jaguar e Land Rover.

Rafaela Borges/UOL

A Jaguar Land Rover mudou de nome. Agora, a montadora é JLR, que passou a ter quatro marcas: Jaguar, Defender, Discovery e Range Rover (como Jeep, Fiat, RAM etc).

Vitor Matsubara/UOL

No Brasil, a Defender tem três modelos: 90, 110 e 130. Então, Defender é marca, não mais produto. Os produtos são 90, 110 e 130. Não existe mais Land Rover Defender.

Divulgação

A Discovery é formada pelos modelos Discovery e Sport. E a Range Rover, por Range Rover, Sport, Velar e Evoque. Ou seja: não existe mais Land Rover Range Rover Velar.

Divulgação

E a Land Rover? Bom, esse nome vem sendo mantido em inscrição e logo de alguns carros. Mas também de maneira cada vez mais discreta.

Jorge Moraes/UOL

Assim, a Land Rover não existe nem como montadora, nem como marca. Talvez, dê para dizer que continua, mas como uma memória.

Vitor Matsubara/Colaboração para o UOL

Uma lembrança de que aqueles modelos, um dia, foram Land Rover. Mas não são mais.

Reprodução

Também deverá haver mudanças nas concessionárias. Mas, como a JLR está fazendo esse processo lentamente, ainda não há previsão divulgada de data para isso ocorrer.

Divulgação

E, enquanto todo o processo não for concluído, é possível que ainda fiquem umas dúvidas sobre algo que é bem simples: na prática, a Land Rover não existe mais.

Divulgação
Publicado em 10 de novembro de 2023.