B1? O que significam as novas categorias da CNH

Por Alessandro Reis

Nova CNH: Desde junho de 2022, o documento incorpora elementos gráficos contra fraudes e atende a requisitos internacionais.

Divulgação

Disponível Digitalmente: O novo formato possui a opção digital e é obrigatório para renovações, segunda via, ou primeira habilitação.

Nordwoord Themes/Unsplash

Tabela de Categorias: A nova CNH inclui uma tabela com 13 categorias internacionais, como A1, B1, C1, e BE, para facilitar a fiscalização em outros países.

Divulgação

Categorias Inalteradas no Brasil: As categorias brasileiras continuam sendo A, B, C, D e E, conforme o Artigo 143 do CTB.

JESHOOTS.com/Pexels

Itens Visuais Contra Falsificações: A nova CNH utiliza tinta fluorescente, visível no escuro e com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento.

Divulgação

Uso de Nome Social e Filiação Afetiva: A CNH permite a inclusão de nome social e filiação afetiva, se o condutor desejar.

iStock

Identificação de Categorias: A seção inferior da CNH exibe silhuetas de veículos e códigos de categorias, além de observações sobre restrições médicas e atividades remuneradas.

Divulgação

QR Code e Código MRZ: A nova CNH mantém o QR Code no verso e inclui o código MRZ, utilizado em passaportes, para facilitar o embarque em terminais de autoatendimento.

Divulgação

Permissão para Dirigir: Motoristas com Permissão para Dirigir (P) e CNH definitiva (D) são identificados na nova CNH.

Divulgação

Validade Inalterada: A validade da CNH permanece a mesma: dez anos para motoristas com menos de 50 anos, cinco anos para os de 50 a 69 anos, e três anos para aqueles com 70 anos ou mais.

JESHOOTS.com/Pexels

Para saber mais, acesse UOL Carros.

Divulgação
Publicado em 31 de julho de 2024.

Veja Também