Existem algumas práticas na cozinha que podem parecer corriqueiras e inofensivas, mas escondem verdadeiros perigos para a saúde.
Lavar o frango: não remove bactérias e aumenta o risco de contaminação cruzada na cozinha. Cozinhar a carne é a melhor maneira de eliminar bactérias.
Descongelar e congelar a carne: Carne crua descongelada não deve ser recongelada, pois micro-organismos se multiplicam rapidamente em temperatura ambiente ou na geladeira, aumentando o risco de contaminação.
Não trocar a esponja regularmente: Esponjas de cozinha podem conter mais de 680 milhões de fungos e bactérias. É necessário fazer uma higiene correta e realizar a troca semanalmente
Guardar ovos na porta da geladeira: Esse lugar tem maior oscilação de temperatura, propiciando a proliferação de bactérias em ovos, queijos, iogurtes e carnes, que devem ser armazenados em áreas bem refrigeradas
Lavar salada com vinagre: Não é eficaz para eliminar bactérias de verduras, legumes e frutas. Use uma solução com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio e 1 litro de água, deixando os alimentos de molho por 10 a 15 minutos.