Suga gordura, previne gripe e reduz colesterol: os 14 benefícios do kiwi à saúde

Por Cecilia Felippe Nery

Além de seu sabor peculiar e delicioso, o kiwi é repleto de nutrientes e oferece inúmeros benefícios à saúde. Confira a seguir 14 desses benefícios.

Getty Images

1. Previne gripes e resfriados: Devido ao seu alto teor de vitamina C, o kiwi ajuda a prevenir gripes e resfriados, fornecendo até 85% da dose diária recomendada dessa vitamina em uma única unidade.

iStock

2. Ação antioxidante: O kiwi é rico em vitaminas E e K, o que lhe confere propriedades antioxidantes que beneficiam a saúde da pele, unhas e cabelos.

iStock

3. Bom para o coração: Graças às vitaminas e fibras, o kiwi é considerado um alimento cardioprotetor, contribuindo para a redução dos níveis de gordura no sangue e sendo livre de colesterol.

iStock

4. Hidratação do corpo: Com 85% de água em sua composição, o kiwi ajuda na hidratação do corpo e no funcionamento intestinal.

iStock

5. Melhora o sistema imunológico: Além de seu alto teor de vitamina C, o kiwi possui ação anti-inflamatória e reforça o sistema imunológico, protegendo contra doenças e melhorando a função gastrointestinal.

Getty Images

6. Estimula a circulação: A combinação de vitaminas A e E no kiwi auxilia na prevenção de doenças circulatórias, incluindo as coronárias.

iStock

7. Ajuda no controle da pressão arterial: Minerais como cálcio, magnésio, ferro e, principalmente, potássio contribuem para equilibrar a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão.

iStock

8. Regula o funcionamento do intestino: O alto teor de fibras do kiwi facilita a digestão, combatendo a prisão de ventre e aliviando a sensação de peso no abdômen.

iStock

9. Ajuda no controle de peso: Devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de minerais, o kiwi pode ser um aliado na perda de peso.

iStock

10. Contribui para a regeneração celular: O kiwi é rico em polissacarídeos que auxiliam na regeneração e divisão celular, promovendo a saúde da pele.

Getty Images

11. Melhora a visão: O kiwi contém luteína, que protege as membranas dos raios ultravioleta e ajuda a preservar a saúde dos olhos.

iStock

12. Auxilia na saúde dos ossos: Sua concentração de vitamina C, magnésio e vitamina K contribui para a densidade óssea, prevenindo lesões e acelerando a recuperação.

iStock

13. Combate o estresse: Os antioxidantes do kiwi interferem nos níveis de estresse e promovem o bom humor, de acordo com estudos.

iStock

14. Tratamento da anemia: O kiwi, quando associado a uma dieta rica em ferro, auxilia no tratamento da anemia, estabilizando os níveis de ferro no organismo.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 03 de novembro de 2023.